domingo, 20 de julho de 2014

Considerações sobre os Estilos de Aprendizagem no Virtual



Durante dois (2) anos no Mestrado Acadêmico, sob orientação da Professora Dra. Ana Beatriz realizamos um profundo estudo sobre os ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO VIRTUAL: AS PREFERÊNCIAS DO DISCENTE DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA e, como a teoria perpassa todo um histórico para o processo do sujeito aprendiz, destacarei alguns pontos importantes que nos inquietaram para intensificarmos a realização da pesquisa.
O referencial teórico sobre os estilos de aprendizagem, inicialmente, foi embasado no trabalho desenvolvido pelos pesquisadores espanhóis Catalina Alonso e Domingos Gallego em parceria com Honey que diferenciaram os estilos de aprendizagem conforme contextos e áreas específicas, assim sendo reconhecidos como protagonistas dos estilos de aprendizagem no meio educacional; considerando que a reestruturação do questionário para identificar os estilos de aprendizagem existentes foi direcionada para o campo das questões sociais relacionadas à educação.
De acordo com os autores o uso do questionário (CHAEA- Cuestionario Honey Alonso de Estilos de Aprendizaje/Espanhol) CHAEA- Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem/Português) direciona a compreensão na forma de aprender dos indivíduos; pois os resultados adquiridos a partir das pesquisas universitárias realizadas na Espanha em 1994 por Alonso e Gallego, indicam que os resultados apresentaram um ponto em comum: a indicação de que cada indivíduo tem um ritmo próprio e uma forma diferente de aprender.
O que nos levou a compreender que os indivíduos possuem ou apresentam particularidades diferenciadas, portanto, não podem ou não devem aprender de forma homogênea, assim como, também percebemos que a teoria perpassa diversas áreas atingindo processos de aprendizagem formal, não formal e informal.
Para a realização da pesquisa consideramos que a partir da identificação dos estilos de aprendizagem é possível a percepção de que os aprendizes adquirem formas diferenciadas de aprender, compreender, organizar e internalizar processos contínuos diversos na aquisição da aprendizagem e que esse processo repercute nas ações dos sujeitos tanto no presencial como no virtual.
Assim como compreendemos que pode ocorrer uma transferência na forma de aprender do sujeito em sua ação contínua no uso de possibilidades presenciais assim como para o espaço de uso virtual, seja em uma plataforma específica como se deu nossas análises ou em um espaço virtual no qual acontecem diversas interferências e colaborações. É possível também que em alguns casos, essa característica ou forma de aprender, seja ou não intensificada e/ou mantida para mais ou para menos no uso do espaço virtual como constatado em nossas análises.

Vamos dialogando no EaD no Face.... https://www.facebook.com/eadnoface




terça-feira, 2 de julho de 2013

Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro

Durante muitos anos estudei e lecionei a disciplina Filosofia. Edgar Morin é um dos grandes Educadores em que eu sempre me inspirei nas leituras e admiro. De algumas das obras que li uma é muito especial: "Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro".

Por este motivo decidi deixar algumas concepções do que internalizei e resumi com base no autor adaptando a realidade das turmas para expor no virtual, já que durante meu percurso acadêmico, costumava ler e deixar o registro em um caderno dos livros que me inspirava fazendo-me ter prazer em ler mais e mais....

Inicialmente é importante salientar que  a obra "os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro" não é um credo, compreendo que são modalidades que devem ser redefinidas pelo educador.

Para essa afirmativa analisei em discussão, no ensino médio, o texto: "É preciso não destruir a ideia da disciplina"(Filosofia e Sociologia), por Werne Heisenberg (1927), autor que construiu o famoso princípio da incerteza...

O Primeiro Saber- O Erro e a Ilusão:  está voltado para a assertiva de que a ciência sempre procurou afastar o erro de sua concepção. Podemos constatar a partir das ações praticadas, quando tudo que estava errado tinha que ser integrado para averiguação. Só desta forma poderia ocorrer o avanço. Por isso a essência do primeiro saber está voltada para o avanço. Sem a busca da descoberta para transformação não sairemos do erro tão pouco das ilusões que podem interferir numa possibilidade de reconhecimento sobre algo.(MORIN,2004, p.19-20).

O Segundo Saber-Conhecimento Pertinente: o que é? Aprendemos que, o que nos foi legado foi a ideia de fragmentação.  O que significa, infelizmente, afirmar é quanto mais fragmentamos as disciplinas, melhor o conhecimento avança.  Quanto mais separamos as ciências da natureza, as ciências da cultura, melhor. Da forma que o sistema deseja, logico. Quer dizer que a ciência do conhecimento pertinente vai na contramão dessa ideia  É preciso não destruir a ideia da disciplina, mas reorganizá-las, articular as ideias disciplinares em outro contexto. A ciência atual já o faz. Assim temos como exemplo: a ecologia é a ciência que junta áreas de conhecimentos, as mais variadas. O ecólogo tem que ser simultaneamente um biólogo, antropólogo e filósofo. Pelo menos é necessário essas incumbências do profissional, pois a ideia do conhecimento pertinente, seria uma forma defendida contra a fragmentação e não para a fragmentação. O que vivenciamos na educação atual, em sua grande maioria, é um verdadeiro tiro pela culatra.(MORIN,2004, p.19-20).

O Terceiro Saber- Ensinar a Condição Humana: a condição humana está direcionada a seres capazes de crescer intelectualmente pela própria condição de vida humana em que compreende-se estarem prontos para produzir e compreender com seus significados. Tendo em vista que possuem seus limites e afinidades para áreas diferenciada, o que configura uma aprendizagem em  complemento do outro enquanto Condição humana e co-criação. Conforme compreende-se o potencial humano caminha em conjunto com outros pela colaboração e interação constituindo saberes.

O Quarto Saber- Ensinar a Identidade Terrena: nos questionamos: O que é a terra? Logo refletimos: é a nossa terra pátria. A partir da pergunta direta, percebemos o que realmente é necessário pensar com os educandos. É necessário ensinar que a terra é um pequeno Planeta que precisa ser sustentado a qualquer custo, a ideia da identidade terrena está ligada a ideia da sustentabilidade. O que significa conseguir um Planeta Sustentável? Significa simplesmente ou complexamente construir um planeta que seja viável a futura geração. Se não conseguimos manter o planeta sustentável, certamente, dará sinais de irritabilidade. Como já está acontecendo.(MORIN,2004, p.47-48).

O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. Esta unidade complexa da natureza humana é totalmente desintegrada na educação por meio das disciplinas, tendo se tornado impossível aprender o que significa ser humano. É preciso restaurá-la, de modo que cada um, onde quer que se encontre, tome conhecimento e consciência, ao mesmo tempo de sua identidade complexa e de sua identidade comum a todos os outros seres humanos. (MORIN, 2004, p.15)

O Quinto Saber- Enfrentar as Incertezas: A ideia cartesiana construiu a hipótese que tudo que é científico pertence ao membro da certeza. Em 1927 Werne Heisenberg construiu seu famoso princípio da incerteza, por isso foi agraciado com o prêmio Nobel. E o que nos diz o princípio da incerteza? Que um determinado elemento atômico pode se comportar simultaneamente como onda e partícula. Nós, humanos, somos partículas e onda como seres portadores de muitas multiplicidades. 

Precisamos ensinar nas escolas a ideia da incerteza. Nossos aluno(a)s precisam perceber essa fragmentação para avançar suas concepções.O conhecimento científico nunca deve ser um produtor absoluto de certezas, ele deve ser crivado pela ideia da incerteza. A incerteza seria o que comandaria a voz do saber, o avanço da cultura(sem certezas), seria incorporar essa ideia nos ensinos de Geografia, História, Filosofia, Línguas, Química, Física, Matemática. Perceber que tudo que foi criado pelo homem é crivado pela ideia da incerteza. Portanto, cabe refletir, analisar...[...] (WERNE HEISENBERG ,1927).

O Sexto Saber- Ensinar a Compreensão: a ideia deve ser o fim e o meio da comunicação humana. A compreensão humana deve ser voltada para comunicação. Se observarmos as instituições de ensino no geral são caracterizadas pela incompreensão, ou seja, disciplinas que brigam com outras, departamentos que não se entendem com outros, áreas de conhecimento que não falam com outras. Seria preciso introduzir o ensino da compreensão nos currículos de qualquer nível. Poderíamos estender o conceito de compreensão ao próprio planeta. O planeta precisa de mais compreensão. Hoje olhando para nossa terra pátria, percebemos que, o que o caracteriza é a incompreensão em todas as partes; Políticas, Ideológicas, Econômicas e Religiosas.

O Sétimo Saber: A Ética do Gênero Humano: ética  palavra complexa, poderemos resumir dizendo que a ética significa apenas " Não desejar para os outros aquilo que não queremos para nós"(Prática). A ética do gênero humano é ANTRO POÉTICA  Logo, ANTROPO= HOMEM. O ensino da antro poética deveria ser introduzido nas escolas, pois ela está ancorada em três segmentos: Primeiro- Indivíduo, Segundo- Sociedade e Terceiro- Espécie. Portanto precisaríamos encontrar uma antro poética que religasse indivíduo, sociedade e espécie e não os mantivesse separados como nos dias atuais.

Referência: MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro.2004.



sábado, 2 de março de 2013

Curso "Apresentação de Teleaula"


Artigos em PDF
O curso "Apresentação de Teleaula" é ofertado a modalidade a distância pela professora Patricia Rodrigues. O curso tem a proposta de preparar e capacitar professores para trabalhar com educação a distância.

O objetivo: mostrar as possibilidades de criação, desenvolvimento e produção da teleaula, além de preparar o professor a ministrar aulas em vídeo. 

No curso é  abordado temas essenciais para os profissionais de educação a distância, como: linguagem audiovisual - o uso de imagens, vídeos, filmes, e infoarte para enriquecer a aula; e a apresentação em TV.

O curso também orienta na teoria e na prática a correta utilização da postura, da voz, dos gestos, da maquiagem, o posicionamento diante das câmeras, vestuário adequado, comportamento em entrevistas por meio de dinâmicas diversas e teorias.

Produção de Slides para apresentação em vídeo e avaliação
Bom, eu fiz o curso e recomendo. Diversas possibilidades são articuladas no processo ensino e aprendizagem e existem profissionais capacitados para avaliação necessária durante o percurso. Alguns exemplos:

Tutorial








Vamos lá!

A Patrícia Rodrigues é super didática, inova a plataforma, orienta, se disponibiliza a qualquer interface necessária.

A duração do curso é de 30 dias com carga horária de 40 horas.

A modalidade é a distância em ambiente virtual MOODLE
 Próxima turma: maio/2013. Vagas limitadas.

 Mais informações: patricia.rodrigues@teleaulaead.com.br

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA



O Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (NEHTE/UFPE) informa que foram reabertas as inscrições para o curso de especialização a distância em Tecnologias aplicadas à aprendizagem de língua portuguesa. O curso conta com o apoio do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

O curso contém 12 módulos, cada um deles com carga horária de 30 horas e duração de 30 dias. Estão programados dois encontros presenciais durante os 15 meses de curso. Cada módulo será realizado por um professor doutor, que produziu o conteúdo, com o apoio de um tutor, ambos vinculados à UFPE.

O curso - que precisou ter o calendário alterado e o início adiado devido a greve das universidades federais em 2012 - é destinado a educadores das diversas áreas das Ciências Humanas.

As vagas são limitadas e o investimento é de 15 parcelas no valor de R$ 270,00 cada. A seleção dos candidatos acontece ainda em janeiro e o início das aulas online está programado para o próximo dia 04 de fevereiro.

METODOLOGIA - O curso funciona no ambiente de aprendizagem Moodle, uma das plataformas mais utilizadas em cursos a distância nas Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente nas Universidades Federais e nos Institutos Federais de Tecnologia. Neste ambiente virtual de aprendizagem, os alunos inscritos terão disponíveis, além do conteúdo das disciplinas, fóruns para discussão e ferramentas de interação em tempo real. Todas as disciplinas utilizam conteúdos multimídia.

As atividades propostas em cada um dos módulos (disciplinas) contemplam a teoria e a prática, permitindo que o aluno vivencie ao máximo as situações reais em que as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas em sala de aula.

Ao final do curso, cada aluno deverá escrever uma monografia sobre tema ligado à aplicação de novas tecnologias como suporte para a aprendizagem da Língua Portuguesa.

CALENDÁRIO GERAL E ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

InscriçõesAté 22 de fevereiro de 2013

Procedimentos para confirmação da inscrição
1.Preencher o formulário de dados cadastrais (etapa dispensável para aqueles que já realizaram a pré-inscrição em 2012) 
2. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor: R$11,00 (onze reais) e enviar o comprovante digitalizado ao e-mail do curso (secretaria@nehte.com.br) ou entregá-lo pessoalmente na sala do Nehte das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

Dados para pagamento:

FUNDAÇÃO FADE II - ESPEC LIN POR
Banco do Brasil
Agência 3613-7
Conta Corrente 232147-5

3. Enviar Currículo Lattes (ou o link) e suas comprovações na mesma mensagem de e-mail ou entregá-los presencialmente junto com o comprovante de pagamento.
4. Enviar também cópia autenticada do diploma da graduação na mesma mensagem de e-mail ou entregá-lo presencialmente junto com os demais documentos informados acima (documentos devidamente autenticados). 
Observação: Todos os documentos digitalizados devem ser enviados em um único e-mail, cujo assunto deve seguir o formato: Inscrição - Nome completo.

SELEÇÃO: 23/02/2013 da qual constará de Prova on-line sobre nível de conhecimento de Língua Portuguesa e sobre uso prático da Internet. O teste ocorrerá entre 9h e 12h no site do Nehte. Para ter acesso à Prova e à Redação on-line, o candidato inscrito receberá um login e uma senha em seu e-mail até 1h antes do início do Exame. O software está programado para funcionar em apenas um PC ou notebook e será encerrado automaticamente às 12h (horário de Recife). 

Divulgação dos aprovados: até 25 de fevereiro de 2013;

Matrículas: de 25 de fevereiro a 01 de março de 2013 (presencialmente ou por procuração);

Divulgação de 1º. Remanejamento: 02 de março de 2013;

Matrículas para Remanejados: de 04 a 05 de março de 2013;

Divulgação de 2º. Remanejamento: 06 de março de 2013;

Matrículas para Remanejados: de 07 A 08 de março de 2013;

1º Encontro presencial: 09 de março de 2013, no Miniauditório do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, das 8h às 10h30min., e, no Laboratório de Informática do CAC das 11h às 12h30min.

Início do curso: 11 de março de 2013
Vagas: 50
Investimento: 15 parcelas de R$ 270,00
Ambiente virtualhttp://www.nehte.com.br/ead/


Ambiente Virtual de Aprendizagem

Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação (Nehte/UFPE)
http://nehte.com.br/ead/

sábado, 29 de dezembro de 2012

Desejo para 2013


Estamos caminhando e dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar. Para mim uma nova estação que  chamo câmbio terrestre.  Caso você não se habilite em ser o maquinista, tente conquistar o lugar divertido de um simples e humilde passageiro. Para fazer valer seu embarque busque um lugar bem próximo à janela e insista em desfrutar, cada segundo, de visões maravilhosas sob as mais belas obras da natureza representada sob cada uma das paisagens que o tempo lhe favorecer. Sinta o  prazer de quem realiza a primeira viagem e não tem tempo para observar limitações e falhas do que seus olhos apontariam naturalmente; deixe fluir e sinta o magnetismo do que seus olhos veem e o coração sente. Procure não se assustar com os tropeços, abismos, decepções e curvas que não nos permite enxergar novos horizontes. 



Vamos aprender a curtir a viagem da vida, ela apenas se inicia em mais um ciclo que não se fecha em si só. Aprendamos observar cada obra de arte, arbusto, riacho, rio, poço, açude, beiras de estrada, tons mutantes de paisagens, entre outros, que estiverem sob nosso percurso terreno. Precisamos sempre desdobrar mapas corriqueiros e planejar roteiros. Fiquemos mais atentos em cada ponto de parada e prestemos mais atenção a cada som de partida; muitas das vezes ignoramos essa voz, por nos incomodar demasiadamente em meio as nossas aflições e psiquê "doente" por muitos fatores que encontramos e justificamos, mas que não conseguirmos assumir nem perceber a bola de neve e escuridão que formamos dentro de nós; infelizmente abrirmos portas e somos sempre tentados a visualizar o próximo sem enxergamos a nós mesmos. Mas, quando você decidir descer na estação, não hesite em abraçar com Fé e Coragem a Esperança que lhe acenou e tente aceitar, pois nada é por acaso. Elimine os empecilhos, as negatividades do Talvez.. Quem sabe... Veremos....Enobreça seu espírito e sem medo ou véu a cobrir seus sentimentos desembarque na estação dos seus sonhos sem receio do devir a ser... Afinal, como afirmou o filósofo Heráclito "nunca nos banhamos na mesma água de um rio".

Alimento o desejo que a sua viagem, pelos dias do próximo ano, seja sempre de PRIMEIRA CLASSE.

A todos que por aqui estiveram visitando, enviando e-mails com perguntas, etc; que comentaram colaborando..... Muito obrigada!

O texto é  meu, mas a inspiração..........Obrigada Senhor!

CiberBeijos!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

TOP BLOG 2012

O Blog CALDEIRÃO DE IDEIAS, esta concorrendo na categoria Internet ao Premio TOP BLOG 2012. 

 Confira o blog: http://caldeiraodeideias.wordpress.com/



Para os que nunca visitaram ou não conhecem o blog; conheça a ementa do Caldeirão de Ideias pelo Professor Autor: 

O Caldeirão de Ideias é um Blog destinado a pratica pedagógica, da inclusão digital e a informática educativa. Proposta de inovação tecnológica a serviço da educação e da inclusão(ROBSON FREIRE).

Considerando o processo de interação, colaboração e autoria em redes pelo professor Robson,gostaria de poder contribuir com o amigo EDUCADOR, solicitando aos meus demais amigos, alunos, orientandos,profissionais de áreas afins e os não afins, visitantes e seguidores de minhas redes que analisem as contribuições do Caldeirão de Ideias e não deixem de votar no BLOG CALDEIRÃO DE IDEIAS NA CATEGORIA INTERNET.

PARA VOTAR BASTA CLICAR NO LINK: http://goo.gl/I2SHK

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Publicação do livro Formação de professores para docência online

Enviado pela Professora Dra. Daniela Melaré, no grupo Estilos de aprendizagem, o lançamento do livro Formação de Professores para Docência Online, com as devidas apresentações enviadas pelo professor Dr.Marco Silva(organizador da publicação) no grupo.


*Apresentação 1

Por Marco Silva - Prof da Faculdade de Educação da UERJ

Atentos ao cenário marcado pela explosão da oferta de cursos na internet e pela carência da formação de professores para atuar na modalidade online, pesquisadores de doze programas de pós-graduação stricto sensu em Educação e em Comunicação – onze brasileiros e um português – se reuniram para enfrentar o seguinte problema: sem uma competente mediação docente não há educação autêntica. Os pesquisadores – orientadores, mestrandos e doutorandos – se mobilizaram em pesquisa interinstitucional realizada inteiramente online no ambiente Moodle para investigar contribuições específicas à formação da expertise capaz de lançar mão da feliz coincidência que faz encontrar em nosso tempo sociotécnico a dinâmica comunicacional da web 2.0 caracterizada como autoria, compartilhamento, conectividade e colaboração e os fundamentos da educação reconhecidos como autonomia, diversidade, dialógica e democracia.



*Apresentação 2 

Por Paulo Dias - Reitor da Universidade Aberta, Portugal.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE reúne o pensamento e reflexão dos autores e pesquisadores numa abordagem inovadora dos cenários emergentes da e-formação para a sociedade digital, a partir das práticas de interação, moderação e mediação no laboratório de ideias que foi o curso de especialização online conduzido por este grupo. Este laboratório de ideias permitiu a articulação profunda entre as tecnologias, em particular da web 2.0, e o desenvolvimento dos modelos e práticas da e-formação e constituiu o principal desafio, através da experiência dos contextos de docência online, para a cenarização e compreensão dos processos de educação e formação em rede na sociedade digital.


Informações específicas
www.saladeaulainterativa.pro.br 


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novo Plano Nacional de Educação Aprovado.


IMAGEM MONTADA COM PRT DE VÍDEO

No dia 13 de junho do ano corrente, uma Comissão Especial da Câmara aprovou em caráter conclusivo o nosso NOVO Plano Nacional de Educação (PNE).  O PNE é o documento, aprovado conforme forma de lei, que dura dez(10) anos, e cuja função é orientar a política nacional para educação. Em 2001, durante o governo FHC, foi implantado e aprovado, o nosso primeiro PNE, através da lei  10172/2001, e vigorou até o ano passado, 2011.


Temos agora o NOVO PNE que durará do ano corrente, 2012 até 2021, o primeiro do Governo Dilma-Lula. A lei de 2001 propunha que até o ano de 2011 os investimentos públicos na educação chegariam a 7% do Produto Interno Bruto(PIB), mas passou longe do sonho de “consumo”. Pesquisas comprovam que até hoje, entre os governos citados-FHC, Lula e Dilma, esse valor não ultrapassou 5% do PIB, isso levando em consideração as três esferas de poderes: Federal, Estadual e Municipal. Se for considerar, apenas, os investimentos do Governo Federal, ainda continua vergonhoso, pois não chega a 3%. Pasmem!

Mas, a nova lei aprovada define como meta atingir 8% de investimento na Educação até 2021. Fiquei emocionada com o percentual, parece até que acordaram com os interessados em fazer valer uma educação mais digna. Não sei se leram as cartas erradas, mas a população desejava 10% do PIB para educação. Será que a cúpula inocente sabia disso?

Bom, um dos problemas dos PNEs é que somente eles podem definir um cronograma de investimento, deixando em aberto para o Governo decidir quanto irá aumentar ou não no investimento. Ou seja, de forma muito sutil o cano continua do mesmo tamanho, grossura, espessura e cada vez mais profundo para nossa classe sofrida e desvalorizada. 

O governo continuará investindo míseros 2,85 do nosso orçamento na educação. Enquanto destina quase 50% do orçamento para pagamentos de juros da dívida, que antes era externa e que, orgulhosamente, passou a ser interna. 
Muito lindo!!

O PNE foi lindamente votado em caráter conclusivo na Comissão Especial e está caminhando para sanção presidencial. Para que isso não ocorra, é necessário que algum parlamentar entre com um recurso e solicite votação em Plenário. 
Quem será o Chapolim Colorado que nos salvará???

Sou uma pessoa de fé, muito positiva e tento elevar meu otimismo, mas tem situações que está tão estampada que seria burrice insistir numa resposta positiva. Portanto, mesmo se aparecesse um “Chapolim colorado” a lutar pela causa eu, dolorosamente, afirmaria que a proposta do governo permaneceria

Até onde sabemos, houve pressão de todas as maneiras e votações foram adiadas por diversas vezes, evitando o desgaste público. Lutar por nossos direitos virou desgaste público? Chorei de emoção, como somos importantes!!

Conclusão: O governo utilizou todo o seu poder, conseguiu manobrar e aprovou o PNE como desejava- POUCO e vergonhoso recurso para EDUCAÇÃO e MUITO para BANQUEIROS.