quarta-feira, 5 de julho de 2017

Recomendações ao Psicopedagogo no uso do Método Clínico Piagetiano


Atividade proposta a turma da Pós-Graduação em Psicopedagogia Educacional, em 17 de junho de 2017.


O desafio aos pós-graduandos é ler, interpretar e comentar a postagem, considerando  as discussões sobre o método clínico discutido em sala de aula presencial e as contribuições das tecnologias assistivas, digitais e informacionais no uso do método.



São recomendações na análise das dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem na avaliação psicopedagógica no uso do método clínico Piagetiano:



1.    Toda a dimensão do  conteúdo e atividade apresentada deve ter como objetivo uma forma de  situação-problema e que deve, obrigatoriamente, ser resolvida pelo aluno. Na prática é uma forma de analisar o potencial cognitivo do aluno;

2.    As situações-problemas devem ser resolvidas em grupo. O objetivo é estimular o processo de aprendizagem através da cooperação, desenvolvendo no grupo a importância do comportamento moral e afetivo;

3.     O aprendiz deve saber quais mecanismos utilizou para desenvolver as atividades propostas, permitindo à sua autocompreensão no processo;

4. Todos os resultados são coletados a partir da observação dos mecanismos mentais utilizados pelos aprendizes, excluindo as performances e/ou acertos. Lembre-se que é no comportamento dos alunos que os erros são revelados.



O método clínico consiste em entrevistas individuais com os estudantes durante a resolução de um problema elaborado, envolve manipulações concretas e muitos processos de raciocínio lógico, indutivo e de representação.


PS: Todas as orientações para participação está disponível no Grupo Psicopedagogia Educacional.

Solicite à sua participação no grupo clicando no link>  PSICOPEDAGOGIA EDUCACIONAL

30 comentários:

Adriana Anjos - Psicopedagogia disse...

Referente às situações problemas mencionada na postagem, a seguir relato a minha opinião sobre cada uma.
Diante o primeiro questionamento sobre o método clinico de Piaget, acredito que é valido como uma etapa para analise do cognitivo da criança, no entanto, deve ser colocado em situações que a criança responda naturalmente.
Referente à segunda situação, o método clinico quando usado por varias pessoas ao mesmo tempo, acho que pode ocasionar certa confusão de idéias entre as crianças, não contribuindo para o seu desenvolvimento.
Na terceira situação, acredito que a criança não deve ter previamente o conhecimento das atividades, acho que depois da realização das atividades a criança poderá ter o aprendizado real das questões, proporcionando a ela uma compressão do processo.
Na ultima situação, o mais importante não é a quantidade de erros ou acertos e sim o processo que a criança dá através de seu comportamento enquanto são analisados. As tecnologias vêm se tornando importantes instrumentos para auxiliar nas atividades, estimulando no processo de compreensão e principalmente no acesso de inclusão para as crianças com algumas necessidades especiais.


Unknown disse...

Referente às recomendações na análise das dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem na avaliação psicopedagógico no uso do método clínico Piagetiano:
Entendo que para a análise do potencial cognitivo do sujeito, segundo o método Piagetiano, é necessário que o aluno se submeta a resolução de uma situação-problema, para que possam ser avaliados os aspectos cognitivos, especialmente, nível de pensamento e linguagem já adquiridos e utilizados no momento, assim como, sua compreensão e raciocínio lógico, que possivelmente revelará sua maturidade emocional.
Quando as situações são resolvidas em grupo, estas contribuem para a experimentação, aquisição de conhecimento, e desenvolvimento do sujeito, principalmente para o seu convívio em sociedade, pois é através da vivência de experiências com o outro, que a criança inicialmente perde a sua condição egocêntrica, passa a perceber as regras existentes no meio como leis e passa a desenvolver um comportamento moral e afetivo. Ela aprende no relacionamento com o outro, na troca de experiência.
Enquanto aprendiz deve o mesmo receber instruções e orientações que o ajudem a tomar consciência da atividade proposta para sua elaboração, observados especialmente os mecanismos utilizados para a compreensão, sem descartar principalmente os processos que foram adotados no referido processo.
Quanto aos resultados quando coletados na observação, importante serem considerados mecanismos mentais estabelecidos pelo aprendiz para a resolução das atividades que lhe foram propostas, especialmente se utilizados os processos de raciocínio logico ou por indução.
Andréa Leão- Curso de Especialização- Joaquim Nabuco

Bárbara Almeida - Turma XX de Psicopedagogia Escolar - Faculdade Joaquim Nabuco disse...

Referente às recomendações na análise das dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem na avaliação psicopedagógico no uso do método clínico Piagetiano segue a minha opinião:

Para Piaget o potencial cognitivo do aluno é analisado através das fases que passamos no nosso cotidiano, pois o mesmo diz que o comportamento é constituído numa interação entre o meio e o individuo, pois com a dificuldade buscamos soluções onde conseguimos resolver o objetivo proposto.

Resolver as situações-problemas em grupo é de extrema importância para a criança, pois o pensamento em grupo faz com que as mesmas tenham vários pontos de vista, além disso eles aprendem a serem reciprocas uns com os outros, porque nesse momento tem a ajuda mútua, colaboração entre os membros. Assim eles observam que os vários ponto de vista podem não ser contraditórios e sim complementares e através dessa interação eles são levados a refletir e construir conceitos.

Para Piaget o conhecimento é adquirido pela interação entre a criança e o meio em que ela convive, seguindo as instruções que lhes foi dada, assim as mesmas podem conhecer diversas formas de fazer algo, podendo errar e acertar até chegar ao seu objetivo final, sem descartar as fases que foi utilizada no processo fazendo com que tenham

Os resultados obtidos é tido através da observação dos mecanismos que as crianças desenvolve, sem levar em conta os erros e acertos, pois é através desses erros e acertos que eles aprendem e assim é desenvolvido o seu comportamento, onde podemos analisar o que foi observado por cada um.

Unknown disse...

Referente às recomendações na análise das dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem na avaliação psicopedagógico no uso do método clínico Piagetiano segue a minha opinião:

Para Piaget o potencial cognitivo do aluno é analisado através das fases que passamos no nosso cotidiano, pois o mesmo diz que o comportamento é constituído numa interação entre o meio e o individuo, pois com a dificuldade buscamos soluções onde conseguimos resolver o objetivo proposto.

Resolver as situações-problemas em grupo é de extrema importância para a criança, pois o pensamento em grupo faz com que as mesmas tenham vários pontos de vista, além disso eles aprendem a serem reciprocas uns com os outros, porque nesse momento tem a ajuda mútua, colaboração entre os membros. Assim eles observam que os vários ponto de vista podem não ser contraditórios e sim complementares e através dessa interação eles são levados a refletir e construir conceitos.

Para Piaget o conhecimento é adquirido pela interação entre a criança e o meio em que ela convive, seguindo as instruções que lhes foi dada, assim as mesmas podem conhecer diversas formas de fazer algo, podendo errar e acertar até chegar ao seu objetivo final, sem descartar as fases que foi utilizada no processo fazendo com que tenham

Os resultados obtidos é tido através da observação dos mecanismos que as crianças desenvolve, sem levar em conta os erros e acertos, pois é através desses erros e acertos que eles aprendem e assim é desenvolvido o seu comportamento, onde podemos analisar o que foi observado por cada um.

Natalia do Nacimento- Turma xx de Psicopedagogia- Faculdade Joaquim Nabuco disse...

Referente às recomendações na análise das dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem na avaliação psicopedagógico no uso do método clínico Piagetiano segue a minha opinião:

Sobre o método clinico de Piaget, o potencial cognitivo do aluno vem com o seu dia-a-dia, para ele a criança vive em uns fatores desafiantes e emocionais, isso faz com que elas vivam em constante desequilíbrio e através disso faz com que gere a aprendizagem. Para o mesmo Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem não se confundem, o primeiro é um processo espontâneo que predomina na parte biológica e a aprendizagem por outro lado é encarada por um processo restrito.
A importância da socialização para que a criança aprenda a conviver com pessoas com o eu diferente do dela, noções de certo e errado que serão inseridas de formas sem questionamento formal, quando a criança for socializada aos grupos.
Para Piaget o conhecimento é adquirido pelo o convívio diário da criança com as pessoas e lugares aonde ela vive, assim ela pode aprender com seus erros e acertos, até chegar a sua autocompreensão.
Os resultados das observações é desenvolvidos pelo o mecanismo das crianças onde elas aprendem com seus erros e acertos, pois para Piaget é só assim com esse desequilíbrio, eles aprendem da forma correta e assim podemos observar o seu comportamento.

Unknown disse...

Referente às recomendações na análise das dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem na avaliação psicopedagógico no uso do método clínico Piagetiano segue a minha opinião:

Sobre o método clinico de Piaget, o potencial cognitivo do aluno vem com o seu dia-a-dia, para ele a criança vive em uns fatores desafiantes e emocionais, isso faz com que elas vivam em constante desequilíbrio e através disso faz com que gere a aprendizagem. Para o mesmo Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem não se confundem, o primeiro é um processo espontâneo que predomina na parte biológica e a aprendizagem por outro lado é encarada por um processo restrito.
A importância da socialização para que a criança aprenda a conviver com pessoas com o eu diferente do dela, noções de certo e errado que serão inseridas de formas sem questionamento formal, quando a criança for socializada aos grupos.
Para Piaget o conhecimento é adquirido pelo o convívio diário da criança com as pessoas e lugares aonde ela vive, assim ela pode aprender com seus erros e acertos, até chegar a sua autocompreensão.
Os resultados das observações é desenvolvidos pelo o mecanismo das crianças onde elas aprendem com seus erros e acertos, pois para Piaget é só assim com esse desequilíbrio, eles aprendem da forma correta e assim podemos observar o seu comportamento.

LUCIANA SILVA disse...

As provas operatórias têm como principal objetivo determinar o grau de aquisição de algumas noções do desenvolvimento cognitivo, detectado o nível de pensamento que foi alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura cognitiva que opera de acordo com sua faixa etária. Provas Pigetianas nasceram como um recurso epistemológico de investigação empírica da construção do conhecimento em crianças. Através delas, Piaget pode demonstrar teoricamente que os conhecimentos não eram inatos ou impostos a partir do meio, mas que proviam do resultado de uma construção que acontecia de forma gradativa. A intenção de Jean Piaget era construir uma teoria do conhecimento e para tal utilizou o método clinico aperfeiçoando-o e adaptando-o quando conveniente ao seu experimento. A tecnologia vêm contribuindo nesse processo do desenvolvimento cognitivo, com atividades que estimulam e auxiliam no processo de inclusão. Auxiliando os profissionais em diferentes maneira para que a criança demostre seu nível de desenvolvimento. Luciana Silva ( Curso de Psicopedagogia)

Anônimo disse...

FACULDADE JOAQUIM NABUCO
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGA EDUCACIONAL
TURMA XX
ALUNA: GERLANDA DA CRUZ DOS SANTOS

1 – TODA A DIMENSÃO DO CONTEÚDO E A ATIVIDADE APRESENTADA DEVE TER COMO OBJETIVO UMA FORMA DE SITUAÇÃO-PROBLEMA E QUE DEVE, OBRIGATORIAMENTE, SER RESOLVIDA PELO ALUNO. NA PRÁTICA É UMA FORMA DE ANALISAR O POTENCIAL COGNITIVO DO ALUNO;


Pedro tem dificuldade em saber algumas formas geométrica (círculos, quadrado, retângulo), para resolver o problema Pedro utilizou o bloco lógico onde há os formas geométricas. Ele usou cada peça no bloco lógico e assim percebendo a diferença, ou seja, a forma de cada peça no bloco lógico. Para que Pedro chegasse a essa resposta através do cérebro que enviou estímulos nervosos para os olhos, para os braços, as mãos até levantar os objetos e colocar as peças do bloco lógico, fazendo a tentativa em cada forma geométrica e percebendo a diferença das formas. E desenvolvendo seu raciocínio lógico, sua coordenação motora na atividade proposta.

2 – AS SITUAÇÕES-PROBLEMAS DEVEM SER RESOLVIDAS EM GRUPO. O OBJETIVO É ESTIMULAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO, DESENVOLVENDO NO GRUPO A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO MORAL E AFETIVO;

A importância de trabalhar em grupos de quatro alunos, cada integrante foram fazendo a tentativa no bloco lógico e vendo a diferença das formas geométrica isso respeitando a vez e o tempo de cada estudante. Havendo a cooperação e valorizando afetividade, regras e normas e a socialização das crianças. Além do trabalho em grupo o processo e ensino aprendizagem ser maior. Porque cada um dá a sua opinião, ou seja, uma idéia acerca do que fazer ou complementar a outra.

3 – O APRENDIZ DEVE SABER QUAIS MECANISMOS UTILIZOU PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PROPOSTAS, PERMITINDO À SUA AUTOCOMPREENSÃO NO PROCESSO;

Para responder a atividade o aluno utilizou grãos de feijão. Contando um por um até chegar à quantidade correspondente. Depois da mesma forma somando as duas quantidades até chegar à quantidade da soma e colocando a resposta na caixa correspondente.

4 – TODOS OS RESULTADOS SÃO COLETADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS MECANISMOS MENTAIS UTILIZADOS PELOS APRENDIZES, EXCLUINDO AS PERFORMANCES E/OU ACERTOS. LEMBRE-SE QUE É NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS QUE OS ERROS SÃO REVELADOS.

Segundo Piaget, a criança aprende no meio no qual ela está inserido, ou seja, aprendemos através da ação do sujeito sobre o objeto. Vale ressaltar que Piaget enfatiza que devemos valorizar o conhecimento prévio da criança. Aprendemos dentro de uma desordem, ou seja, através dos problemas ou dificuldades que surge no dia a dia. A partir dessas dificuldades somos instigados a novos conhecimentos. Piaget lendo uma visão construtivista valoriza o conhecimento prévio da criança no processo de ensino-aprendizagem. O autor citado acima também pontua que o conhecimento psíquico começa quando nascemos e perpassa até a idade adulta.

Unknown disse...

A aplicação das provas Piagetianas, possibilita conhecer as condições,
funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do sujeito.Sua aplicação nos permite investigar o nível cognitivo em que a criança se encontra e se há defasagem em relação a sua idade cronológica, ou seja, um obstáculo epistêmico. Uma criança com dificuldade de aprendizagem poderá ter uma idade cognitiva diferente da idade cronológica.Esta criança encontra se com defasagem cognitiva e que pode ser a causa de suas dificuldade de aprendizagem, pois será difícil para a criança entender um conteúdo que está acima da sua capacidade cognitiva. A aplicação das provas Piagetianas tem como objetivo identificar o nível do pensamento do sujeito e reconhecer as diferenças funcionais realizando um estudo predominante qualitativo.

Ana Claudia Silva disse...

Aluna: Ana Claudia de Almeida Silva.
As provas Piagetianas são um conjunto de jogos que servem para orientação sobre o
desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra, tendo em vista que suas bases
epistemológicas são os estudos de Jean Piaget, conhecido como epistemologia genética
(VALENÇA, 2003). Tais provas avaliam uma série de processos que contribuem na acomodação
dos novos conhecimentos pelas crianças, tais como a seriação, conservação de massa, volume,
conjuntos (semelhanças e diferenças), quantidade e tamanho. É importante levar em
consideração que estas provas, apesar do período em que foram elaboradas, podem facilmente
ser adaptadas à atualidade e o fato de não estarem preocupadas com respostas certas ou
erradas, deixa a criança à vontade para esboçar seu raciocínio.

Unknown disse...

Sobre as postagens do Método Clínico Piagetiano no que diz respeito ao primeiro teste, percebi que o objetivo é alcançado em parte. Pois a criança a partir da situação- problema, ela não resolve sozinha e sim é conduzida.
No segundo caso, concordo que as resoluções de situações-problemas em grupo, atinge o objetivo tendo como foco a harmonia e objetividade nas realizações das tarefas.
Na terceira situação sou de acordo que o aluno esteja a par quais as maneiras que ele utiliza para resolver as atividades. Pois dessa forma ele terá o entendimento de como chegar na realização da atividade.
Em relação a quarta e última situação, a observação é de suma importância na coleta de dados. É a partir dessa observação, dos mecanismos naturalmente utilizados, não levando em conta a maneira como os aprendizes (alunos) se comportam, que se descobrem, que se percebem os erros.

Simone Silva disse...

Faculdade Joaquim Nabuco
Especialização em Psicopedagogia Escolar
Turma XX
Aluna: Silva, Simone

Referente às recomendações próstata no uso do Método Clínico Piagentino:

Compreendi que o método clínico de PIAGET, para interrogar as crianças sobre os fenômenos que se realizam diante delas. Elucidando através de perguntas apropriadas e pedindo argumentações para as respostas, como se desenvolve as estruturas mentais da criança e verificar como funciona o raciocínio mental espontâneos.
As contra sugestões que o experimentar introduz tem como fim conhecer a resistência do pensamento e alternativas e até que ponto esta argumentação descansa (repousa) na organização mental definitiva.
Podemos fazer experiências com diversas ferramentas para utilizar com as crianças como: copos finos, longos, largos, jarro, líquidos coloridos, feijões e arroz.
A criança exposta ao trabalho, na experiência do transvasamento do líquido, pode achar que no copo mais fino e longo há “mais para beber” que no copo modelo, o experimentador leva a criança perguntar o porquê? É de extrema relevância da pergunta, pois será o meio ou indício de como funciona o raciocino da criança. A criança poderá responder que há mais, suco ou não, ou sobe mais alto ou derrama. Deve trabalhar também a largura do copo, comprimento etc.
O método clínico de Piagt pode e deve ser usado em todas as áreas do conhecimento, oferecendo respostas excelentes. Para isso, o espaço da sala de aula ou biblioteca deve proporcionar estrutura física, materiais e atividades para construir uma atitude psicopedagógica ou pedagógica que complementam o aprendizado. Esse ato tem uma grande importância de cooperação entre as crianças e contribuem para o desenvolvimento mental e diminuindo os conflitos em grupos.

Izis Alves disse...

Em resumo, as provas piagetianas são orientações que possibilitam e facilitam a avaliação cognitiva da criança, permitindo que se possa identificar o grau de dificuldade relacionado a idade cronológica e fase cognitiva apresentada e tornando possível uma futura intervenção para auxílio da defasagem apresentada pela criança.

Unknown disse...

Faculdade Joaquim Nabuco
Especialização em Psicopedagogia Escolar
Turma XX
Aluna: Tânia Cristina da Silva

Referente a postagem sobre o método clinico de Piaget, podemos perceber através das quatro situações que é necessário estimular, induzir fazer com que o aluno se disponha as atividades.
No primeiro ponto, segundo Piaget, o aluno deve ser submetido a situações problema, onde os resolvendo a criança está abrindo espaço para que sejam avaliados alguns aspectos cognitivos, e assim podendo ser avaliados, enquanto orientada. Por outro lado, pode ser exigido que as situações sejam resolvidas em grupo, onde o senso de ajudar e ser ajudado, será despertado por meio da participação de todos, para realização do exercício. São pontos bem importantes que devem sim ser seguidos, assim como no terceiro ponto, que fala da necessidade de mostrar sempre ao aluno os mecanismos que ele dispõe e que sempre utiliza na resolução das tarefas, isso o faz assimilar bem os processos de aprendizagem. No quarto e ultimo ponto, é a fase da coleta de dados, por meio dos mecanismos utilizados na resolução das situações anteriores, não levando o que é certo ou errado, já que a melhor forma de apresenta-los deve ser junto ao comportamento dos alunos.




Unknown disse...

Conforme Weiss,a teoria piagetina ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento. As provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível de pensamento alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura cognoscitiva com que opera. (2003, p. 106).

Anônimo disse...

Referente ao método clínico.
Jean Willian Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemológico Suíço,considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.
Piaget,desenvolveu uma teoria muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças mesmo sem querer.Pois ele era psicólogo e não educador.
A Epistemologia Genética.Mas é uma das mais conhecida como concepção da formação inteligência ou simplismente: Construtivismo.
Com essa teoria o mesmo nos deu suporte para refletirmos sobre as atividades propostas para os nossos alunos. Sera que as atividades proposta esta adequado para a maturação dos mesmos? Porque eles sentem dificuldades de realizar? São essas e tantas outra questões que nos faz refletir.
Para tanto, temos que buscar meios teóricos e práticos em busca de enterder a causa da não aprendizagem
É a partir da Epistemologia que vamos dar suporte para o nosso aluno.Onde o mesmo sairá da zona de conforto onde vai acontecer o desequilíbrio, assimilação,acomodação e equilíbrio.
Isso acontecerá através de objetos concretos ou fatos do seu cotidiano.

Unknown disse...

FACULDADE JOAQUIM NABUCO
ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR
TURMA: XX
ALUNA: SOCORRO SANTOS

Referente ao método clínico.
Jean Willian Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemológico Suíço,considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.
Piaget,desenvolveu uma teoria muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças mesmo sem querer.Pois ele era psicólogo e não educador.
A Epistemologia Genética.Mas é uma das mais conhecida como concepção da formação inteligência ou simplismente: Construtivismo.
Com essa teoria o mesmo nos deu suporte para refletirmos sobre as atividades propostas para os nossos alunos. Sera que as atividades proposta esta adequado para a maturação dos mesmos? Porque eles sentem dificuldades de realizar? São essas e tantas outra questões que nos faz refletir.
Para tanto, temos que buscar meios teóricos e práticos em busca de enterder a causa da não aprendizagem
É a partir da Epistemologia que vamos dar suporte para o nosso aluno.Onde o mesmo sairá da zona de conforto onde vai acontecer o desequilíbrio, assimilação,acomodação e equilíbrio.
Isso acontecerá através de objetos concretos ou fatos do seu cotidiano.

Unknown disse...

Ao ler o texto e sobre as dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem a abordagem dos conteúdos e as atividades devem ter por objetivo uma forma de situação-problema que deve ser resolvida sozinha pelo aprendiz para se analisar o potencial de cognição individual. Nos grupos as situações-problemas o objetivo é estimular o processo aprendizagem através da cooperação para assim desenvolver no grupo a importância do comportamento moral e afetivo.O aprendiz na sua autocompreensão no processo precisa saber que atividades realizou e que é dessa forma que os erros são revelados. A contribuição da teoria de Piaget ao estudar o raciocínio lógico,mostrou que o interesse nos conteúdos só vai ser apreendido se a criança tiver condições de absorver através do desenvolvimento natural.

Unknown disse...

Aluna: Lucivânia Vaz de Oliveira

O método clínico de Jean Piaget tem por objetivo principal avaliar as capacidades cognitivas da criança, o que ocorre por meio de uma análise comportamental frente a situações-problema. O aluno, sozinho, resolve as questões propostas a ele, enquanto que o pedagogo observa minuciosamente os processos pelos quais a criança atende a essa meta, a fim de interpretar os processos mentais que ocorrem na mente dele durante a ação. Para isso, são feitas intervenções sistemáticas flexíveis e sensíveis à atividade a ser feita, por meio de perguntas, por exemplo, de modo a retirar ainda mais a criança da sua zona de conforto e expor o tipo de pensamento atingido por ela. O que mais interessa ao pedagogo é justamente essa parte: não importa tanto se o aluno resolveu ou não o desafio, mas a coerência dos processos mentais por ele desenvolvido, levando em consideração sempre a faixa etária em que a criança se encontra; isso é o que avalia a condição cognitiva.
Outro aspecto importante é o autoconhecimento que o educando deve ter durante o enfrentamento das situações-problema propostas. É primordial que o aprendiz tenha ciência de como resolveu os desafios, para que possa evoluir para um tipo de pensamento mais abstrato, que é o normal a ser atingido entre os 11 e 15 anos. Esse tipo de concepção própria é induzido pela ação do experimentador, que intervém no processo em reação às ações e respostas dadas pela criança para atingir os dois conhecimentos-chave para o teste: o do pedagogo a respeito dos mecanismos mentais do aluno e o deste a respeito de como formalizar um pensamento por meio da autorreflexão.
Algumas provas piagetianas envolvidas nesse método são a da conservação dos sólidos, do líquido, numérica e a quantificação da inclusão, os quais se adequam aos princípios supracitados.

Unknown disse...

Referente aos quatro tópicos penso que: Para Piaget o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento , nem como resultado do simples registro de percepções e informações, que resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive. Todo o conhecimento é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do mesmo com os objetos que procura conhecer, sejam eles do mundo físico ou cultural. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. O professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

De acordo com os tópicos que li achei interessante no qual Piaget fala: Essa posição de Piaget a respeito das relações entre a aprendizagem e o desenvolvimento, direciona a negar qualquer valo explicativo á aprendizagem por associação, que segundo ele para apresentar uma noção adequada da aprendizagem, é preciso primeiro explicar como procede o sujeito para construir e inventar, não simplesmente como repete e cópia. Com isso se adquire o conhecimento, pela interação com o seu meio.

NAIANA disse...

Referente às recomendações na análise das dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem na avaliação psicopedagógico no uso do método clínico Piagetiano,segue abaixo minha compreensão.
Segundo Piaget a aprendizagem está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, e as fases da vida são marcadas por constante aprendizagem,onde o resultado do aprendizado surge das ações e interações do sujeito com o ambiente em que vive.Todo o conhecimento é uma construção no processo de aprendizagem.
Em relação a resolução das atividades em grupo,permite ao aluno participar ativamente da aprendizagem,sendo assim levando a construir conceitos de maneira prazerosa.Segundo Piaget o conhecimento humano se constrói quando o sujeito se relaciona com novas experiências ambientais,para o mesmo as atividades em grupo gera reciprocidade.A partir do momento que o indivíduo expões em grupo suas idéias, o mesmo favorece o pensamento operatório.
No que se trata do aprendizado,o sujeito baseia-se por assimilação e acomodação.Para que haja este processo de assimilação é preciso o uso de atividades desafiadoras,no qual entra o papel do professor de utilizar essas atividades,sem esquecer de analisar o nível de desenvolvimento cognitivo de seu aluno.
Em relação aos resultados obtidos através da observação dos mecanismos desenvolvido pela criança,devem relevar os erros e acertos,pois os mesmos fazem parte do processo investigativo e através deles a criança aprende e com isso podemos analisar seu comportamento.

Unknown disse...

Aluna: Ana Claudia de Almeida Silva.
As provas Piagetianas são um conjunto de jogos que servem para orientação sobre o
desenvolvimento cognitivo em que a criança se encontra, tendo em vista que suas bases
epistemológicas são os estudos de Jean Piaget, conhecido como epistemologia genética
(VALENÇA, 2003). Tais provas avaliam uma série de processos que contribuem na acomodação
dos novos conhecimentos pelas crianças, tais como a seriação, conservação de massa, volume,
conjuntos (semelhanças e diferenças), quantidade e tamanho. É importante levar em
consideração que estas provas, apesar do período em que foram elaboradas, podem facilmente
ser adaptadas à atualidade e o fato de não estarem preocupadas com respostas certas ou
erradas, deixa a criança à vontade para esboçar seu raciocínio.

Josivania Freitas disse...

Adriana Anjos,

É importante que no processo de análise psicopedagógica as dimensões e contextos individuais sejam identificados. Quando optamos por utilizar o método clínico não devemos dispensar a base que é cognitiva, considerando que o método é desenvolvido por etapas naturais do desenvolvimento, as quais não podem deixar de considerar os elementos tecnológicos como complemento das ações. Na atualidade temos um novo público e um novo olhar que precisa ser direcionado as situações de aprendizagem, tendo em vista o conhecimento prévio, sim. Lembremos que não podemos vincular patologias diagnosticadas ou em processo de análises sem inserir as possibilidades essenciais do método. Quanto à questão apontada:

“Referente à segunda situação, o método clinico quando usado por varias pessoas ao mesmo tempo, acho que pode ocasionar certa confusão de ideias entre as crianças, não contribuindo para o seu desenvolvimento.”

Não tem como causar confusão no uso do método, de acordo com as análises específicas as terapias e trabalhos a desenvolver seguirão os processos: individuais e em grupos. Tudo ao seu tempo e necessidade de aplicabilidade intencional que desenvolva interação e socialização.

Quanto a este outro apontamento: “As tecnologias vêm se tornando importantes instrumentos para auxiliar nas atividades, estimulando no processo de compreensão e principalmente no acesso de inclusão para as crianças com algumas necessidades especiais”.

Lembro que, as tecnologias (softwares, aplicativos, ferramentas, etc) são de extrema importância no desenvolvimento metodológico para aplicação do método clínico, como também para diversas situações de análises psicopedagógicas e de necessidades especiais.

Josivania Freitas disse...

Andréa Leão,

Na sua colocação: “Entendo que para a análise do potencial cognitivo do sujeito, segundo o método Piagetiano, é necessário que o aluno se submeta a resolução de uma situação-problema, para que possam ser avaliados os aspectos cognitivos, especialmente, nível de pensamento e linguagem já adquiridos e utilizados no momento, assim como, sua compreensão e raciocínio lógico, que possivelmente revelará sua maturidade emocional”.

É importante lembrar não apenas da emocional. Mas inserir as dimensões: afetiva, social e cognitiva. São essas dimensões que revelará os contextos e processos necessários para aplicabilidade do método clínico.

Josivania Freitas disse...


Adriana Anjos, Andréa, Bárbara, Natália, Luciana, Gerlanda, Ana Cláudia, Silvânia, Jacira, Simone, Izis, Tânia, Socorro, Erika, Adriana Sabrina, Lucivânia, Ana Cinara, Severina Auricélia, Naiana, a todas lembro:

Como mencionei em sala de aula presencial, se os teóricos renomados desenvolveram em época atroz maravilhas teóricas para aplicação metodológica visando diagnosticar dificuldades de aprendizagem em que não existia a tecnologia digital; imaginem como estariam as teorias desenvolvidas se eles/elas tivessem alcançados a dimensão das inovações tecnológicas e os cenários de aprendizagem para essa aplicabilidade do método?

Josivania Freitas disse...

Joselma,

Aguardo as suas considerações....

Unknown disse...

Repostando!!!

FACULDADE JOAQUIM NABUCO
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGA EDUCACIONAL
TURMA XX
ALUNA: GERLANDA DA CRUZ DOS SANTOS

1 – TODA A DIMENSÃO DO CONTEÚDO E A ATIVIDADE APRESENTADA DEVE TER COMO OBJETIVO UMA FORMA DE SITUAÇÃO-PROBLEMA E QUE DEVE, OBRIGATORIAMENTE, SER RESOLVIDA PELO ALUNO. NA PRÁTICA É UMA FORMA DE ANALISAR O POTENCIAL COGNITIVO DO ALUNO;


Pedro tem dificuldade em saber algumas formas geométrica (círculos, quadrado, retângulo), para resolver o problema Pedro utilizou o bloco lógico onde há os formas geométricas. Ele usou cada peça no bloco lógico e assim percebendo a diferença, ou seja, a forma de cada peça no bloco lógico. Para que Pedro chegasse a essa resposta através do cérebro que enviou estímulos nervosos para os olhos, para os braços, as mãos até levantar os objetos e colocar as peças do bloco lógico, fazendo a tentativa em cada forma geométrica e percebendo a diferença das formas. E desenvolvendo seu raciocínio lógico, sua coordenação motora na atividade proposta.

2 – AS SITUAÇÕES-PROBLEMAS DEVEM SER RESOLVIDAS EM GRUPO. O OBJETIVO É ESTIMULAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA COOPERAÇÃO, DESENVOLVENDO NO GRUPO A IMPORTÂNCIA DO COMPORTAMENTO MORAL E AFETIVO;

A importância de trabalhar em grupos de quatro alunos, cada integrante foram fazendo a tentativa no bloco lógico e vendo a diferença das formas geométrica isso respeitando a vez e o tempo de cada estudante. Havendo a cooperação e valorizando afetividade, regras e normas e a socialização das crianças. Além do trabalho em grupo o processo e ensino aprendizagem ser maior. Porque cada um dá a sua opinião, ou seja, uma idéia acerca do que fazer ou complementar a outra.

3 – O APRENDIZ DEVE SABER QUAIS MECANISMOS UTILIZOU PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PROPOSTAS, PERMITINDO À SUA AUTOCOMPREENSÃO NO PROCESSO;

Para responder a atividade o aluno utilizou grãos de feijão. Contando um por um até chegar à quantidade correspondente. Depois da mesma forma somando as duas quantidades até chegar à quantidade da soma e colocando a resposta na caixa correspondente.

4 – TODOS OS RESULTADOS SÃO COLETADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DOS MECANISMOS MENTAIS UTILIZADOS PELOS APRENDIZES, EXCLUINDO AS PERFORMANCES E/OU ACERTOS. LEMBRE-SE QUE É NO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS QUE OS ERROS SÃO REVELADOS.

Segundo Piaget, a criança aprende no meio no qual ela está inserido, ou seja, aprendemos através da ação do sujeito sobre o objeto. Vale ressaltar que Piaget enfatiza que devemos valorizar o conhecimento prévio da criança. Aprendemos dentro de uma desordem, ou seja, através dos problemas ou dificuldades que surge no dia a dia. A partir dessas dificuldades somos instigados a novos conhecimentos. Piaget lendo uma visão construtivista valoriza o conhecimento prévio da criança no processo de ensino-aprendizagem. O autor citado acima também pontua que o conhecimento psíquico começa quando nascemos e perpassa até a idade adulta.

Unknown disse...

Boa noite