segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

E agora José? Foi Aprovado o “Novo Ensino Médio”

Indagação de Freire se estivesse vivo, penso que seria:
 Como? Profissional com "Notório Saber?"

(Proposta temática ganhadora)

"E agora José?"(Drummond)

*Atividade colaborativa invertida

O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005/2014, como sabemos, é um instrumento de planejamento do nosso Estado democrático de direito que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor. Conforme documento legalmente definido: 


"Ao ser sancionada, sem vetos, a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, fez entrar em vigor o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 – o segundo PNE aprovado por lei.Na redação dada pelo constituinte, o art. 214 da Carta Magna previu a implantação legal do Plano Nacional de Educação. Ao alterar tal artigo, contudo, a Emenda Constitucional (EC) nº 59/2009 melhor qualificou o papel do PNE, ao estabelecer sua duração como decenal – no texto anterior, o plano era plurianual – e aperfeiçoar seu objetivo: articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino, em seus diversos níveis, etapas e modalidades, por meio de ações integradas das diferentes esferas federativas. Essas são as ações que deverão conduzir aos propósitos expressos nos incisos do art. 214 da Constituição, quais sejam:
  • Erradicação do analfabetismo;
  • Universalização do atendimento escolar;
  • Melhoria da qualidade do ensino;  
  • Formação para o trabalho;
  • Promoção humanística, científica e tecnológica do país; e
  • Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto”.  

Referência:(Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. [Série legislação; n. 125]).


Indagações - Alun@s do curso de Pedagogia

Primeira indagação da turma de Pedagogia: Como estão postas essas ações  integradas no PNE/2014-2024 para ter sido aprovado o  “Novo Ensino Médio”? 

Conclusão colaborativa(G-A)- "O "desgoverno"(linguagem da rede Facebook) utilizou o poder ilegítimo e conseguiu manobrar, desvalorizar e vincular reformas arcaicas, antidemocráticas, impostas e de interesses próprios. Temos como realidade pouco e vergonhoso recurso para educação e muito para os banqueiros".

Segunda indagação:  Que consequência essa decisão trará a nossa vida profissional? 

Conclusão colaborativa(G-B)- Somos afetados em duas dimensões: a primeira é no currículo, pois como profissionais estamos totalmente envolvidos; e a segunda dimensão são as decisões do desgoverno que aprova as leis sem compreender absolutamente nada sobre educação. É um monte de criatura no congresso que não faz e tão pouco entende de educação. E nós pagamos diariamente!

Intervenção docente: na dimensão e prática pedagógica o conhecimento e a educação não residem apenas no meio institucional escola, mas também entre outros âmbitos da prática pedagógica, como: ONGS, Clínicas, Hospitais, Comunidades, Projetos diversos, etc.  Esses exemplos, compreendo que têm uma ação educativa através do currículo ocultoAquele necessário à subárea de conhecimentos das relações de aprendizagem dos aprendizes que precisam ser compreendidos, não apenas pela cognição, mas também por considerar a dimensão de aprendizagem social e cultural em suas competências e habilidades. Contudo, não deixando de  estar vinculado ao processo de aprendizagem como um todo. Considerando essa dimensão, como os grupos analisam o funcionamento do currículo institucional?

Conclusão colaborativa (G- C)- uma manobra obrigatória engessada.

Conclusão colaborativa (G- D)- O mais agravante no currículo são os modelos que replicam igualmente ao século passado. Para nós está claro e, tristemente já foi aprovado que o “Novo Ensino Médio” perpetuará um modelo imposto.  Não somos nós que decidimos, se quer fomos avisados.

Conclusão colaborativa (G- E)- O funcionamento do currículo nas instituições está nas duas afirmativas dos grupos C e D  e ainda nos "mata" em duas condição: a primeira é que o currículo será sempre um modelo alicerçado no tradicional- Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo. Aprender? Não. Decorar! Não precisa ser crítico. Basta ler, decorar, responder uma avaliação e pronto!

Conclusão colaborativa (G- F)- O grupo concorda com todos, mas tem algo a mais que ainda não foi falado, nem aqui na sala de aula, nem nos grupos on-line que estamos. Já viram como o governo ilegítimo propaga, e tem maior apoio da mídia, as vantagens desse bendito "Novo Ensino Médio"? Acessem as redes e analisem as discussões nos sites, twitter, facebook e tirem suas conclusões, mas, por favor, não assistam a  Rede Globo! Que modelo real de “Novo Ensino Médio” teremos?

Resumo da atividade colaborativa invertida:

Tendência capitalista-liberal concorrencial e elitista-conservadora que imprime um projeto de modernização. No estado ficará a desregulamentação e privatização; desqualificação dos serviços e das políticas públicas e fortalecimento da iniciativa privada com ênfase na competitividade de serviços e produtos. 

Quem serão os “produtos robotizados”?

Resposta lógica = "Jovens preparados" por profissionais de "Notório Saber"
(pesquisa  em grupos- sala de aula presencial- laboratório de informática)

Que conclusões chegamos após pesquisas e leituras em redes?

Como o governo ilegítimo propaga o modelo de currículo do “Novo Ensino Médio”?

Projeto de modernização em que o papel do estado será de bem-estar social- interventor, regulador, organizador e planejador da economia, provedor do pleno emprego e do crescimento da educação e saúde. 

Na democracia? O ideal da democracia direta discutido por Rousseau: governo do povo, pelo povo e por intermédio de um povo; democracia político-social.  Tudo isso é no discurso. Tudo Golpe!

Intervenção docente- Vamos refletir! 

Se os currículos precisam ser redimensionados, agregando temáticas relativas a questões de classe social, etnia, gênero, gerações e outras, alicerçados nos princípios da cidadania e da democracia. Onde ficou essa dimensão na proposta atual da aprovação do “Novo Ensino Médio”? 

PS: Por favor, se descobrirem onde está escrito na proposta eu agradeço o compartilhamento ou indicação.

A dúvida quanto ao currículo no “novo ensino médio” permanece. 

Como dimensionar e agregar todas essas questões se a democratização do acesso e a não-ampliação dos recursos para o ensino obrigatório das disciplinas foram aniquilados? Como pensar uma construção ou reconstrução de escola pública pensando a questão curricular alicerçado ao PPP, se na verdade tornou-se insignificantes quanto a qualidade de ensino e, agora, precário para a população mais necessitada?

Recentemente fiz um “check up pedagógico” em meus arquivos de trabalhos desenvolvidos com discentes do ensino médio, nas disciplinas pedagógicas filosofia, artes e sociologia; e não posso negar o meu sentimento de indignação com essa aprovação. Porque sabemos que o currículo propagado pelo governo é mais um "golpe"(concordo com vocês) a nos atingir grosseiramente. 

Relação da colaboração
Jovens Aprendizes do "Notório Saber"
(Busca Google do Grupo E e F)
Teremos um modelo de formação para os jovens, cuja meta será cumprida por profissionais com “notário saber”. 

Seria entregas de titulações de proletariados e zumbis? 

Sim. Também concordo com as buscas e conclusões de vocês quando dizem: " professora, esses jovens estarão sendo preparados para a forca".

Quando teremos a oportunidade de contribuir lapidando, esculpindo, jovens cidadãos que se tornarão futuros adultos ? Como intervir num esquema torturante de escravidão neurológica? A pior prisão é a hemisférica, penso. 

Como citou Edgar Morin[1] em seu livro "Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro" em torno do terceiro saber: "Ensinar a Condição Humana", citando Werne Heisenberg:

[...] Precisamos ensinar nas escolas a ideia da incerteza. Nossos alunos precisam perceber essa fragmentação para avançar suas concepções. O conhecimento científico nunca deve ser um produtor absoluto de certezas, ele deve ser crivado pela ideia da incerteza. A incerteza seria o que comandaria a voz do saber, o avanço da cultura (sem certezas), seria incorporar essa ideia nos ensinos de Geografia, História, Filosofia, Línguas, Química, Física, Matemática. Perceber que tudo que foi criado pelo homem é crivado pela ideia da incerteza [...](MORIN,2004 apud WERNE ,1927). 

Portanto, cabe refletirmos...

Considerações sobre o livro "Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro" no link: http://josivaniafreitas.blogspot.com.br/2013/07/os-sete-saberes-necessarios-educacao-do.html



Discussão da sala de aula presencial para o virtual pelos grupos
( A, B, C, D,E,F)

"E quanto às decisões do governo ilegítimo que nos afetam direta e indiretamente?"

"No país em que a sigla “STF” é transformada em forma de chacota para “Sugestivo Tribunal Federal”; ou seja, se der deu, se colar colou e se rolar rolou. O Brasil conseguiu ser o único país em que o tribunal não decide, apenas sugestiona. Na fase mais irônica do que podemos supor vou parafrasear o ator Fábio Porchat sobre as decisões atuais do STF":

[...] "Gente desculpa, se não for pedir muito e se der, a gente acha que não, mas se não der, tudo bem, e se for, a gente não quis atrapalhar" [...].

"No Brasil, bandido bom é aquele que vive engravatado no poder e merece todo o respeito do STF. Nossa situação é tão séria que os bandidos engravatados estão agradecendo a compreensão e determinando a estadia nos poderes.  Até quando? "

"Uma situação dessas já nos diz muito do passo horrendo e desastroso que estamos inseridos, graças aos nossos governantes corruptos.Quem se atreverá ir contra aos grupos de corruptos engravatados, senão nós que lutamos por melhoria na educação? Como o professor poderá criar formas e até cenários de aprendizagem se as comunicações estão a favor de um sistema corrompido em todas as esferas?" 

Intervenção-Contextualizando a dimensão do currículo e das decisões.

Estamos vinculados num cenário antidemocrático onde nem os modelos aprovados sejam dos PNEs da vida, entre outros, parece-nos que não terão respaldos. Só perpetuarão as conivências, pois temos um governo que além de golpista consegue estar dessincronizado com o digital. 

Nos resta a pensar e indagar se a “Pedagogia Libertadora”, a inimiga da “Pedagogia Bancária”, tão bem conduzida por Paulo Freire, em toda à sua luta por uma educação de qualidade, onde nos convida a sermos transformadores autônomos, agora ficará na inércia; ou no conformismo daqueles que acreditam na máscara imposta e propagada do “NOVO Ensino Médio”?

Como pensar numa perspectiva de avanços com esse “novo ensino médio” se a perspectiva crítica, a organização política, ideológica e cultural em que indivíduos e grupos de diferentes interesses, preferências, crenças, valores e percepções da realidade que mobilizam poderes e elaboram processos de negociação, pactos e enfrentamentos estão sendo recolocadas, conforme aprendemos historicamente, no modelo da tradição greco-romana. 

Vivemos um período doentio de desvalorização da formação profissional. Em que a pauta principal é o famoso "notório saber" (marca registrada da aprovação). Como não se inquietar com o percurso de aprendizagem dos jovens da geração atual?

O “notório saber”, divulgado como primordial na nova proposta nos reporta a ideia antepassada da "nova" classe, a burguesia, que contratava “professores leigos” nomeados pelo Estado, cujo objetivo era ensinar coisas práticas da vida, isto é, para os interesses da nova classe que emergia. 

O que podemos supor é que a Escola atende historicamente os interesses de quem a controla. Ou será que estamos enlouquecendo com tantas teorias acadêmicas?

Considerações finais

Nesse terreno corrompido parece-me que nos resta ocupar os movimentos diversos, reestruturar e afrontar os desafios impostos antidemocraticamente, estruturar novos desafios[relacionar o que priorizamos no processo], buscar e potencializar contribuições para visibilidade nas diversas possibilidades digitais midiáticas e transmidiáticas [nosso fortalecimento continua sendo as possibilidades do digital]; fortificando e estruturando as dimensões que pretendemos alicerçar na prática, visando encontrar, definir metas e formas estratégicas de nos libertar.

Como afirmava Frederich Engels: “A liberdade é necessidade reconhecida”.



Referências

[1] Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum, é um antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita. Pesquisador emérito do CNRS. Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.

Webgrafia 
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=imagens+da+escravidao
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91 comentários:

Anônimo disse...


Adorei seus questionamentos professora Josivânia Freitas. Como sempre a senhora com uma visão a frente da situação alarmante na educação brasileira.

Elbânia Santos - Padagogia 7° período disse...

Esta nova reforma foi criada para fins de interesse próprio do governo, não para melhoria da educação brasileira. Na teoria vemos uma coisa perfeita mas na prática não funciona. Nesta reforma, se é que podemos chamar de reforma, tiraram os direitos dos nossos estudantes: direito de pensar, criticar, de serem autonômos e de serem cidadãos. Na verdade, querem escravizar os nossos jovens usando-os como mão se obra barata, sem um currículo e sem uma formação digna. O nome não deveria ser nova reforma do ensino médio, e sim "NOVAS PERDAS DO ENSINO MÉDIO."

Unknown disse...

É lamentável como em pleno século XXI vejamos o nosso país andar à passos largos para trás. Esta dita "Nova Reforma do Ensino Médio" nos remete novamente a época da industrialização, onde o ensino para pobres servia exclusivamente para o benefício da elite, formando mão de obra barata e conformada.
Infelizmente o que vemos atualmente são cidadãos mais preocupados com o próximo capítulo da novela ou quem será o próximo eliminado do Big Brother do que com a situação em que o Brasil está. E com a não obrigatoriedade de matérias necessárias para reverter esse quadro, como história e sociologia, a tendência é a total perda de todos os nossos direitos arduamente adquiridos, durante os próximos anos.

Diana disse...

Na teoria vemos uma coisa perfeita mas na prática não funciona. infelizmente esse é o nosso Brasil, muito triste ao ponto que chegou nosso sistema de educação!

Unknown disse...

Como se faz reforma no ensino médio sem ouvir a classe dos professores, estudantes e universidades? É um absurdo! a proposta poderá levar a uma precarização do ensino, com a ênfase maior em uma formação tecnicista em oposição a uma formação crítica dos estudantes.

Josilene Regis disse...

É preocupante o novo sistema de ensino do nosso país,onde cada dia em vez de melhorar piora. Não há condições em que um cidadão pobre e analfabeto seja visto somente como mão de obra barata e fácil. O nosso país esta uma vergonha é necessário que se faça uma mudança urgente na educação e que realmente seja melhor para o pobre e analfabeto do nosso país.
com essa nova reforma do ensino médio, as minorias do nosso país só estão perdendo os poucos direitos adquiridos ao longo dos anos, e com isso, estamos regredindo em nossa história.

Unknown disse...

Infelizmente estamos retrocedendo. Estamos novamente formando uma ''massa industrial'' e não mais pessoas de pensamentos livres. O que vemos é um futuro de educação camuflada .

Gildene Barros disse...

Com a chegada de um novo governo, vieram novas mudanças em diversos âmbitos sociais, dentre elas a educação. Com a proposta desta medida provisória para a reforma do ensino médio, vemos mais um desrespeito com os nossos direitos à informação e aprendizado. A retirada da obrigatoriedade do ensino de certas matérias causa uma perda principalmente cultural aos nossos alunos. Essa medida foi feita às pressas, sem nenhum embasamento, é definitivamente o pior modo de iniciar discussões sobre nossos currículos escolares.

Unknown disse...

Nossa educação já é precária ,desvalorização dos professores, muitas escolas não possuem estrutura física adequada e ainda se acham no direito de retirar as disciplinas? Não temos condições de retirar nenhuma disciplina , nem os alunos de escolher quais disciplinas querem estudar!
Além do mais ,isso é mais uma manobra que a classe dominante encontrou para continuar no poder. Pois os seus filhos , continuarão a estudar tais disciplinas . Sendo assim terão anos luz de vantagem ao realizarem a prova do ENEM por exemplo. Deixando assim os "pobres" sem acesso ao ensino superior. E como nossa colega ressaltou , querem justamente mão de obra que sirva a eles!

Maisa Pimentel disse...

O que poderíamos esperar de um governo ilegítimo, senão desordem e defesa de interesses próprios. Que não respeita a democracia, conquistada com tantas lutas e revestida de muito sofrimento, vai levar em consideração o direito de um povo, instituído em lei??
Meu sentimento é de bastante impotência, pois vejo jovens iludidos com propagandas enganosas, onde o real motivo é silenciar e ludibriar os mesmos, que serão afetados e manobrados por um sistema corrupto e opressor.
Infelizmente a "proposta do novo Ensino Médio" é o fazer por fazer, sem almejar o pensamento crítico, estagnando o desenvolvimento e nos remetendo ao passado.

Unknown disse...

Realmente me pergunto até onde o governo quer chegar com suas mudanças. Que tipo de educação que eles falam ser de qualidade? Será que a reforma estará ajudando esses estudantes a escolherem seu futuro profissional ou será que estão dando ênfase em uma formação tecnicista em oposição a uma formação crítica dos estudantes? Sem falar nos professores, não precisarão ter cursado uma universidade nem terem se especializado. Apenas "notório saber"? Lamentável.

Rejane da Silva disse...

A reforma do ensino médio é um retorno lamentável ao passado, destruindo várias conquistas alcançadas através de muita luta e retomando o ponto onde a educação só era voltada para criação da massa de manobra.

tiago disse...

Em pleno sec XXI o governo federal junto com o secretário de educação nos impõe a uma educacao qUE segundo sua visão acha que está correta. Paremos e observemos! Que tipo de educadores e pensadores teremos para os nossos filhos com o 'notório saber'? Brasil educador? Acho que está meio distante!

elba patricia disse...

aonde a edução brasileira ira parar com tantas reformas, com tantos subornos?

Cláudia Carvalho disse...

Infelizmente somos obrigados a vivenciar esse cenário lamentável e a cada dia surgem tristes novidades que chegar a piorar a situação , da educação em nosso país.
O que fazer?
A quem recorrer?
O que posso dizer é que o grito fica preso na garganta de muitos profissionais que lutaram por dignidade , por uma classe melhor , por uma educação melhor e hoje ver , quase tudo descendo pelo ralo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente é muito preocupante em ver o Brasil chegar nesse ponto,onde na teoria é tudo lindo mas na prática a realidade é outra.

Unknown disse...

Esta nova reforma foi criada para fins de interesse próprio do governo, será que esta reforma ajudará mesmo os estudantes, escolher a profissão, aonde vamos parar com tantas reformas na educação.

Unknown disse...

Um grande absurdo, estão tirando as disciplinas que faz o aluno ser crítico, reflexivo, ter sua opinião própria. O que vão formar?

Unknown disse...

com a nova reforma do ensino médio muito estão falando do mudança na educação,os alunos já sairão prontos pra ingressar no mercados de trabalho,mas como conhecemos essas mudanças ficaram só no papel.É lamentável ver o Brasil retroceder em suas conquista, na educação e falhar com seu povo.

Norma Suely disse...

Diante de dessa forma na Educação do Ensino Médio eu retorno a pergunta do texto acima: E agora José?

Unknown disse...

Esse novo ensino médio é mesmo é mesmo o fim do mundo, que invenção desse presidente e o ministro da educação!
Tudo só pra fazer o povo trabalhar pra se matar e ganhar muito pouco. Fazendo assim o povo voltar à escravidão!
Será possível que o nosso povo brasileiro nunca vai ter a liberdade que tanto sonhou e imaginou ter um dia?
E agora pessoas com o notório saber, ensinando no lugar de professores?Onde iremos parar?
Os profissionais capacitados para essa função sempre foi os pedagogos,que passam quatro anos ou mais estudando ,se preparando, estagiando ,pesquisando e se esforçando para dar o seu melhor para ensinar e educar o futuro do nosso país. Que lei é essa em?
Para quê servirá as faculdades e os cursos técnicos, se as oportunidades de emprego são dadas aos que têm menos conhecimento, preparação, investimento pedagógico, por exemplo, e... São por essas coisas que surge a duvida.
Como pode o aluno escolher as matérias que querem estudar e deixar e outras mais importantes ficarem de lado ou fora do currículo escolar?
São tantas indagações e poucas respostas ou soluções para o benefício do povo brasileiro, que vale a pena investigar mais e se informar, sobre essas mudanças no sistema de ensino.

Willyelda Lima disse...

Este Plano Nacional de Educação, virgente, que propõe a:
"Erradicação do analfabetismo;
Universalização do atendimento escolar;
Melhoria da qualidade do ensino;
Formação para o trabalho;
Promoção humanística, científica e tecnológica do país; e
Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto”.
Constitui-se em uma propaganda enganosa.
Infelizmente o Sistema governamental do Brasil é uma farsa!

Niedja Cristina disse...

A nova proposta de educação imposta pelo governo ,que ficou conhecido como reforma,reforma esta que não tende a melhorar por ser ante democrática com tendências capitalistas que visa apenas atender os interesses de um sistema corrompido para a alienação em massa ou seja, não preza em atender as necessidades de forma coletiva para a melhoria da qualidade do ensino,nem no reconhecimento e nem na valorização profissional.

sandra mendes de souza disse...

Está é uma questão bem difícil. Talvez o maior erro seja construir um modelo de educação que sirva pra todo mundo, o quê é impossível porque cada um é diferente tendo suas particularidades. Talvez o certo seria criar modelos (no plural), e deixar o aluno escolher o qual mais vai se adaptar.
Uma remuneração descente para os professores, já teríamos meia revolução no ensino.
Da outra metade, os próprios professores (e alunos) se encarregariam, pois são os mais interessados.
Podem acreditar, alunos e professores não estão dormindo, e sabem do que precisam.
É só o governo prover os recursos... E não atrapalhar!

Unknown disse...

A nova proposta do governo a respeito da inovação da Educação no Ensino Médio, é pura ilusão. É uma propaganda enganosa. Esse governo quer enganar os jovens, para que eles não vejam o real motivo, que é manipular e inibir seus pensamentos críticos e acabar com a democracia e muitos direitos que conquistamos ao longo do tempo com tanto sacrifício.

Betânia Cabral disse...

A educação no Brasil está muito está muito precária e há vários fatores. Principalmente no ensino das nossas escolas públicas não tem conseguido dar conta do aspecto mais básico que é a aprendizagem da leitura e da escrita, isto está acontecendo por falta de desinteresse do governo pra investir na área de educação.

Rosineide Maria disse...

Aluna : Rosineide Maria.
O novo ensino médio,precisa ser refeito por pedagogos e pessoas especializadas em educação. Os governantes deveriam pensar em um projeto de melhor qualidade de ensino pra todo!

Unknown disse...

Trata-se de um "projeto" aprovado por Temer que estipula a "flexibilização" da grade curricular, aumentando a carga horária além de autorizar a contratação de "professores" sem diploma(notório saber)além das reduções dos conteúdos obrigatórios, passando ser opcional aquelas disciplinas que ajudam a formar o aluno em um sujeito critico, pensante e ativo dentro da sociedade.Uma "nova" divisão na sociedade onde uma parte manda e a outra obedece, querendo nos transformar em robôs....E agora José?

Unknown disse...

Essa reforma é parte visível de um conjunto de problemas nas políticas públicas de nosso país, que só passa de um slogan voltado para os interesses dos políticos.

Unknown disse...

com a nova reforma do ensino médio muito estão falando da mudança na educação,os alunos já sairão prontos pra ingressar no mercados de trabalho,mas como conhecemos essas mudanças ficaram só no papel.É lamentável ver o Brasil retroceder em suas conquista, na educação e falhar com seu povo.

18 de fevereiro de 2017 22:04

Gilda Maria

Edite Graziela disse...

É notório que a nova reforma do ensino médio foi para o próprio interesse do governo, Não para o benefício dos brasileiros, então somos obrigados a vivenciar esse horrível espetáculo que cada instante piora a situação da educação em nosso país.

Thallyta Mirelle disse...

Os problemas são muitos visíveis, está faltando uma forma de governo eficaz para a melhoria da educação pública.
infelizmente com essa nova reforma vamos retroceder a educação do nosso Pais.
Fora Temer !

ebinaeça disse...

com a nova reforma educacional, acredito que no futuro será prejudicial, os novos alunos, será que essa aprendizagem vai ser boa para o futuro?O Nosso pais está passando por grandes transformações politicas que diretamente afeta a nossa educação.

Patrícia Felizardo disse...

Temos a consciência da necessidade de uma reforma no ensino médio,porem o modo como isso foi feito sem duvida foi desonesto,ja que não houve participação da opinião da população e das escolas.Privar o aluno da oportunidade de desenvolver o senso critico e reflexão,beneficios explorados em aulas de História e Filosofia diria que seria até uma violência e um risco.Tais disciplinas(Filosofia e Historia)possibilitam, quando proposta de uma forma ética,que o sujeito escolha o que ele irar ser ne defender na sociedade,deixando de ser massa de manobra nas mãos de quem quer que seja.

Unknown disse...

Temos a consciência da necessidade de uma reforma no ensino médio,porem o modo como isso foi feito sem duvida foi desonesto,ja que não houve participação da opinião da população e das escolas.Privar o aluno da oportunidade de desenvolver o senso critico e reflexão,beneficios explorados em aulas de História e Filosofia diria que seria até uma violência e um risco.Tais disciplinas(Filosofia e Historia)possibilitam, quando proposta de uma forma ética,que o sujeito escolha o que ele irá ser e defender na sociedade,deixando de ser massa de manobra nas mãos de quem quer que seja.

Unknown disse...

Eu, Rauanny, concordo com seu ponto de vista. Essa Reforma onde se diz que é 'NOVA', na verdade é um truque velho. Fazer a população acreditar que isso será bom. Como pode ser bom algo que vai dividir mais a sociedade? onde se encontra o lado bom disto? Ao meu ver isso só piora, porque nossos jovens estudantes, principalmente os de escolas públicas, não tem total autonomia para decidir qual matéria quer estudar. Porque o ensino público até hoje não supri todas as necessidades de um aluno. Algumas escolas podem até chegar a ser bem vista em relação a conteúdo, mas outras mal tem professores.
Esse novo ensino médio só servirá para que o filho do pobre escolha ensino técnico, para servir de mão de obra para esse governo sugador, para que o pobre seja cada vez mais leigo e ignorante. Porque com essa opção de 'escolha' a qual matéria estudar, vai retirar a filosofia e a sociologia, as matérias que formam a maior parte do nosso senso crítico, que nos fazem pensar no por que das coisas. Tirando isso do povo eles tem como manipular melhor a população mais carente. Já do outro lado, quem tem condições de manter seus filhos nos melhores colégios particulares terá vantagem, porque eles não vão ter corte de matéria, eles vão estudar todas as disciplinas e ter o acesso a faculdade, coisa que o filho do pobre quase não tem acesso e com a reforma é que não vai ter mesmo.
Portanto, essa reforma não passa de mais um esquema para manter os ricos cada vez mais ricos e controlando os mais necessitados.

Maria Luize disse...

Isso é realmente revoltante! Todos nós sabemos que quem estuda em uma escola pública está em desvantagem em relação aos da escola privada. E ao invés do governo tentar reverter esse quadro tornando a educação pública melhor, ele faz o contrário, piora a educação pública. Quando ele possibilita que o estudante escolha o que vai estudar, torna ele um cidadão ignorante. Pois ele vai saber aquilo que decidiu aprender e as demais coisas vai ficar para os outros que escolheram aprender aquilo. Essa nova reforma só ressaltou a diferença de classes sociais pois quem é pobre vai aprender um pouco mas quem é da elite, aprenderá sobre tudo! E mais uma vez o pobre ficará sendo mão de obra barata e sem chance de subir na vida.

Unknown disse...

Concordo com o seu texto, a constituição só publica o que lhe favorece, mostrando para a mídia algo superficial, aproveitando-se dos pensamentos objetivos do povo, como por exemplo "Assim que terminar de estudar, já poder trabalhar".Tenho absoluta certeza que escola não é apenas um preparo para um trabalho, ela vai além da preparação do indivíduo para sociedade, ela molda para a vida. A visão do aluno vai ser fechada por apenas aquilo que ele queira aprender, sem entender a importância das matérias em que o ajudam a pensar, refletir e conviver com os demais. Como vai ter uma melhoria no ensino, se o real objetivo dessa modernidade é tornar as pessoas em zumbis que não raciocinam? Esse é o nosso modelo real do novo ensino médio.
Como os futuros adultos poderão ter voz? Se para eles só foi dito para concordar e ter apenas ter certeza, acomodar os jovens a uma vida sem exploração, sem perguntas, e sem avanço da razão seria regredir.
Infelizmente a escola hoje em dia não é apenas o real conceito e prática, e sim controlada pelos corruptos que sancionando o novo ensino médio, estão retirando, como diz René Descartes, o " Penso, logo existo".



Pedagogia, 1° período na Faculdade Joaquim Nabuco no turno da Noite.

Unknown disse...

Com a atual situação vivida no Brasil fica claro que estamos precisando de mudança,porém não da pra considerar a lei aprovada como "reforma" e muito menos como "nova",isso tudo me remete a lembrança de um povo sendo sugado pela elite oque provavelmente vai acontecer com os jovens de escola publica,quando o governo tira do jovem o direito de ter uma educação de qualidade e tenta implantar que o melhor a se fazer é um curso técnico,no futuro teremos uma geração de mão de obra barata sendo sugado pela elite e trabalhando de forma "escreva"...contrapartida o jovem de escola particular 10 passos a frente,com o pé na faculdade publica,uma corrida desonesta onde como sempre a classe mais baixa leva a pior!Revoltante viver num pais onde o "notório saber" forma cidadães,onde o STF vira chacota,onde um povo teve mais uma vez a voz calada e a chance de subir na vida abafada,estamos assistindo calados o show de comedia que o brasil se tornou

A realidade agora é outra! disse...

Chega a ser inadmissível as condições que a educação brasileira está sendo levada de um jeito que sequer faz por onde levar algo tão a sério quanto a educação, dando altíssimo valor ao saber notório, calando cada vez mais a voz do povo que lutou e ainda luta por criticidade, conhecimento, saber. Infelizmente caminhamos a um passo de uma realidade onde o povo menos desfavorecido caminhe a curtos passos em se poder em enterrar em um serviço simples e barato ou se almejar em lutar, a uma formação profissionalizante barata( não que estes mereçam nosso reconhecimento), mas só na conquista de altos cargos aos mais favorecidos, acabando em sí com sonhos.

A voz do futuro desse pais se começa a se calar no presente, e sabemos que o ensino é preciso de uma reforma, mas algo que contemple a todos e não a uma classe, e a grande sociedade seja de tal fato excluída, do qual se tanto lutou ao ter uma formação.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É realmente revoltante! É fato que o ensino público tem completa desvantagem, em relação a um ensino privado, e com essa nova "reforma" a desvantagem só aumenta. Colocar um estudante que ainda não tem maturidade suficiente para escolher que matérias ele quer aprender, faz com que a maioria "fuja" de algumas disciplinas consideradas mais difíceis e assim tenha consequências negativas no futuro. Com essa visão de Ensino Técnico e já preparar o aluno de escola pública para trabalhar após o termino do Ensino Médio, faz o aluno olhar apenas para uma direção e não evoluir mais em sua carreira profissional, enquanto a elite estuda em escolas com melhores condições de ensino/ambiente e são preparados para vestibulares desde o começo do Médio (senão antes), para que assim possa fazer cursos superiores e pós-graduações, e ter uma melhor condição de empregabilidade no futuro. Sendo assim, nada muda, a real intenção dessa reforma, manter o menos favorecido sempre abaixo do indivíduo de classe alta.
Mirella Duarte - Pedagogia - 1°NA/FJN

Unknown disse...

Em primeiro lugar será que nossos adolescente/jovens estão aptos a fazer a melhor escolha? Em termos gerais,a maioria dos estudantes, principalmente da classe menos favorecida, frequentam a escola com um único intuito: "Terminar os estudos, para começar a trabalhar". Onde a intenção deveria ser de adquirir conhecimento. Com esse pensamento, é claro que eles dispensarão a maioria das disciplinas possíveis. Olhando a conclusão do ensino médio, surge a etapa dos vestibulares, acredito eu, que cobrarão conhecimento em todas as disciplinas. Como ficarão aqueles que não optaram pelas disciplinas "eletivas"? Simples, continuaram no seu nível técnico, talvez inseridos no mercado de trabalho, em funções operacionais.

Será que a outra parte ( a minoria dos jovens, geralmente numa classe mais favorável, que não deseja ser "o operário") descartarão as demais matérias? Provavelmente, não!

Aparentemente essa reforma parece uma maravilha, devido a propaganda envolvente, de jovens devidos, prontos para o mercado de trabalho, mas infelizmente essa não é a realidade dos nossos jovens. Acabará com o passar dos anos, nossa visão do mercado de trabalho retroceder, os que possuem valor aquisitivo dominar os maiores cargos, e os menos favorecidos voltar a ocupar "em massa" a base da hierarquia.

Unknown disse...
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Unknown disse...

A reforma do ensino médio é um regressão na educação brasileira. Até onde o nosso governo vai chegar com essas mudanças? O que se esperar de um governo que conseguiu o direito de governar através de um golpe? O triste é saber que os jovens estão sendo induzidos à tratar essa reforma que fere os direitos da educação, como algo bom e benéfico para o seu futuro

Unknown disse...

O que o governo quer com essa reforma? Só pensam no que seja fácil para eles, isso só prejudica os estudantes, os já formados e especializados, a nossa formação acadêmica depende dessa reforma, ela deveria nos ajudar a decidir o que queremos seguir, e a seguir de fato. Que educação é essa que eles pensam está melhorando, precisamos de mudanças, mais não será essa a forma correta de conseguimos chegar lá... O novo ensino médio só ajudará os menos favorecidos, pois apenas com técnico terá a disposição uma função, no qual não está totalmente capacitado e especializado em exercer, partindo assim de uma mão de obra barata, aliviando o custo do governo com universitários de órgãos públicos, se aproveitando dos que lhe faltam mais informações, ou aos que não a buscam.

Unknown disse...

É revoltante!!!! Desde que essa proposta foi apresentada, ela tem gerado confusão e de lá para cá, surgiram muitas dúvidas sobre o que, de fato, ficou definido.Essa reforma é uma falácia, porque não resolve as questões estruturais, como a formação de professores e pontos que eram demandas dos estudantes que ocuparam as escolas, como a redução do número de alunos por classe. Artes, educação física, filosofia ou sociologia têm de ser obrigatórias. Sem elas, não há formação completa de um cidadão".

bruna letícia disse...

A aprovação da nova reforma é parte notável das diversas dificuldades que nosso pais vem enfrentando.É nítido que ela não esta nos beneficiando mas ao contrario,esta nos prejudicando ,esta nos fazendo retroceder.A educação esta cada vez mais insatisfatória é triste e ate revoltante ver como o brasil esta retrocedendo.qual sera o futuro da educação do nosso pais? se a situação já é bastante precária,os profissionais da área já não são valorizados,a situação nas escola não são as melhores,depois dessa reforma é que a situação esta realmente perdida,prejudicando de fato as jovens o futuro do nosso mercado de trabalho!

Unknown disse...

Quem realmente se beneficia com esta reforma? Os estudantes ?como fica o currículo destes jovens , ou posso dizer das possíveis vítimas desta sociedade, nossos estudantes de rede pública perdem muito è verdadeiramente lamentável, Palmas aos governantes por dividir uma sociedade que já vem se partindo ao longo dos anos . O Brasil pede socorro e este socorro não chega , será isso democracia???? O que esperar dos jovens que não conheceram a história de tudo , que poderão escolher o que estudar , isso pode até parecer um presente , mas não è e nunca será....se iludir com propagandas enganosas que mostram todos felizes com o *novo ensino médio* Quando na verdade , os jovens menos favorecidos estão indo sorridentes para uma fábrica de bonecos de moldar* Deste ponto de vista temos: O rico cada vez mais rico e com mais acessos , o pobre cada vez mais pobre e trabalhando na casa grande. Chega de injustiça... Direitos e deveres são pra todos

Dayanne disse...

Boa noite !
Pedagogia Libertadora= Educação Libertadora.
Continuamos escravos dos"'senhores de engenho",que nos mantém presos aos seus interesses pessoais e econômicos. Nos tornamos livres e presos ,presos e livres.Sabendo eles que pelo pensar,pelo entendimento da cultura,pela compreensão de sociedade, podemos viver a liberdade tão sonhada que até se sentiu o gosto, mais logo nos foi arrancado.Sendo assim tornando o nosso futuro atrofiado dando ainda mais poder e espaço a aos seres "dignos" da educação,da economia e do pensar. O Novo ensino médio é para os escravos continuarem escravos. Os Senhores de engenho, os de terno e gravata, continuam no topo da pirâmide controlando,engessando as marionetes da sociedade.Caros Docentes e Discentes se nos calarmos assinaremos a nossa própria carta de escravidão. Utilizemos da vontade que há em nós pela libertação do nosso povo como estimulo para a luta.

Unknown disse...

Ivani lucia da silva 1° período de pedagogia turno noite .
Isso realmente uma vergonha, cara de pau do governo , ta evidente que só para favorecer os mais poderosos . Todos temos que lutar contra .

Unknown disse...

A reforma educacional do meu ponto de vista é, mais uma forma do governo retarda não somente a educação do nosso país, mas com também a dignidade dos professores. O mundo e suas transformações continuadas realmente faz com que seja necessária mudanças nas mais diversas áreas do conhecimento e, com a educação não haveria de ser diferente, mas como visto está reforma não veio agregar em nada no que diz respeito aos valores educacionais, muito pelo contrário ela empobreceu mais ainda a escola brasileira, digo isso em todos os sentidos, é mais uma massa de manobra do governa pra alienar os seus educandos e, como já dito antes uma forma de desencorajar o professor, que em sua essência já é muito prejudicado infelizmente o retrocesso é inegável.

CabineWeb disse...
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SIMONE MARIA SILVA disse...

Está claro que a classe dominante, ainda manipula a sociedade,e uma dessas formas é na educação, onde esta classe expõem todo o seu objetivo de manobrar os seres pensantes,ou seja; seres que estão em formação para serem preparados para pensar como a cúpula quer, opina como eles querem, e nada melhor do que na educação para construir isso, onde uma forte Ideologia predomina,com suas demagogias e falsas verdades.Aí está o novo ensino médio,limitando o conhecimento de mundo que os alunos trazem, e introduzindo o novo conhecimento,que eles próprios querem implantar,com o intuito de manter a elite por cima, nas decisões e planejamentos, ficando de fora a classe pobre e sem futuro para eles.Essa realidade do novo ensino, mascarado,que não dá oportunidade ao jovem de expor suas ideias e ser o co-participante das ações sociais.

Carla Janaína disse...

Realmente essa nova reforma do ensino médio só vem a piorar o estado da educação brasileira, em especial para os alunos das escolas públicas.
foram dois pontos importantes que me chamou atenção e trouxe inquietação, as disciplinas como sendo optativas dá a alternativa aos alunos que,certas vezes não têm maturidade o suficiente para decidir coisa de tal importância, evidente que alguns alunos irão gostar da ideia de "livrar-se" de certas disciplinas mas que lá na frente com certeza fará muita falta.
o que também é repugnante é a desvalorização do profissional da educação para com sua formação, pois com a nova reforma qualquer pessoa sem o devido estudo poderá lecionar, só por ter o conhecimento em alguma área especifica. Como fica os que já tem a formação ou os que já estão no processo em busca dela? Sabendo que qualquer pessoa que não está preparada pode tomar seu lugar de direito?
Enfim essa reforma só veio a trazer mais transtornos e insatisfações as classes menos favorecidas.

Danielly Helena N. Costa disse...

Essa reforma foi criada para favorecer os interesses do próprio governo. Na teoria vemos uma coisa perfeita, mas sabemos que na prática é bem diferente.É preocupante o novo sistema de ensino do nosso país, em vez de melhorar,, piora cada vez mais. Aonde vamos parar?

Unknown disse...


Infelizmente a reforma foi criada para o próprio governo, não existem melhorias quando se extraem disciplinas e direitos na educação. Na teoria se torna tudo muito pomposo, tudo muito certinho, mas na Prática sabemos que não é assim. Professores desvalorizados continuarão desvalorizados, sem perspectiva de crescimento na rede estadual de ensino. Ainda maqueam usando de propagandas para ludibriar aqueles que não compreendem o verdadeiro sentindo da reforma.
Além disso, será que a rede privada adotará esse método? Certamente que não. E por isso que os alunos da rede privada estarão intelectualmente na frente dos alunos da rede pública.

Leiliane Alves disse...

É lamentável o que está acontecendo com a educação no Brasil. Estamos em tempo que o que mais precisamos é refletir, pensar sobre os caminhos que estamos seguindo e o que esse políticos que não entendem nada de educação fazem é piorar com uma justificativa infundada e sem sentido. O problema da educação no ensino médio não é de maneira nenhuma essas matérias que deixarão de ser obrigatórias e sim estrutura sistemática e física das escola que mais parecem fábricas de produtos enlatados feito para obedecer. Os conteúdos abandonados traziam reflexão e agora nem isso. Não há como ser de acordo com essa mudança sendo uma pessoa que se importa com a educação.

Unknown disse...
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Unknown disse...

A reforma do ensino veio apenas nos mostrar como este governo é egoísta e tendencioso, desmerece a classe profissional dos professores e seus alunos, fazendo com que estes sejam apenas uma mera representação do que seja a "escola do futuro", quando na verdade ele quer é atrasar (tirar direitos) o pensamento crítico destes, quem sai perdendo somos todos nós enquanto nação, pois o que o governo quer é a total alienação de seu povo, faz um merchan lindo em cima dessa nova reforma, mas na prática, ah na prática tudo muda... E mais uma vez somos feitos de palhaços.

Unknown disse...

Essa reforma na Educação é para beneficiar o governo , e não aos estudantes.Com toda essa palhaçada de mudar o ensino médio e prejudicar muita gente.Principalmente aos professores que se mantam para ensinar e não são reconhecidos por esses governantes, que só visam o lado deles e não os nossos.No meu ver tem muitas coisas para serem mudadas e reformadas ainda.

Unknown disse...

é lastimável ver a situação para que o Brasil esta caminhando, com a desvalorização da educação e dos seus profissionais,entregando o país e aos ricos e esquecendo aqueles que mais precisam, não servindo uma educação de qualidade e entregando o povo a exploração do poderosos retirando nossos direitos tentando calar a boca que vem abrindo os olhos para toda essa vergonha que esta o país.

Unknown disse...

É triste o que está acontecendo com a educação no Brasil, estamos em tempo que o que mais precisamos é refletir,não deviam tirar filosofia,sociologia,artes e nem educação física,pois ajudam no desenvolvimento e no entender do estudante,pensar sobre os caminhos que estamos seguindo e o que esse políticos que não entendem nada de educação fazem é piorar com uma justificativa infundada e sem sentido. Os conteúdos abandonados traziam reflexão e agora nem isso. Não há como ser de acordo com essa mudança sendo uma pessoa que se importa com a EDUCAÇÃO!

Anônimo disse...

Boa noite !! Não concordo muito com essa rEforma que se diz ser NOVA, como isso poder ser bom ? porque se você olhar direitinho isso prejudica a educação,pra mim isso não deveria acontecer, é como se tivesse separando as classes sociais, quem não tem condições vai escolher o que pode fazer de acordo com as suas condições e quem é bem de vida vai escolher coisas melhores ( educação) pra mim o governo deveria investir mais nas escolas publicas pois está muito a desejar e na minha opinião, não é por falta de professores qualificados e sim por culpa do governo mesmo, é inadmissível as formas e condições que a educação está sendo levada.

Unknown disse...

o que o governo planeja é impedir que a educação não seja passada de forma adequada, deixando-a sempre em segundo plano, não é de seu interesse ter uma população critica e pensante.

Unknown disse...

Quero tentar entender esse governo sempre faz mudanças mas mudancça que é bom não tem. Sinceramente acho esse governo uma palhaçada os políticos só quer saber de voto mas fazer melhoria para educação saúde e sociedade não tem tempo ou não tem dinheiro suficiente para investir para o mesmo.

Que vergonha desse governo Brasileiro.

Adriano gomes disse...

Essa reforma faz retroceder nossa educação a um período não muito distante durante nosso regime militar onde formava-se profissionais para o mercado de trabalho e onde nossos educadores não tinham um curriculum definido.Agora estamos enfrentado um governo que se diz democrático mais na verdade autoritário e nos faz uma reforma totalmente sem nexo para atender suas necessidades e realizar uma verdadeira terceirização no ensino médio onde pessoas com notório saber iram substituir nossos professores.

carlos andre disse...

eu entendo que deveríamos ter uma reforma para melhor a nossa educação, e não pra prejudica cada vez mais. O Ensino Médio no Brasil é tido como principal desafio da educação brasileira, Os resultados do Ensino Médio revela baixo índice de desenvolvimento revelam que o nosso Brasil está estagnado, devido a falta de um plano emergencial urgente para melhoria da nossa educação.

Unknown disse...

Acho que o Brasil demorou muito para realizar uma reforma tão importante, entendo que precisaríamos um pouco mais de discussões, mas não poderíamos permanecer engessados em um modelo tão antigo. Eu acho que demorou em fazerem isso... Primeiro Ed. Física é importante, sim, mas muitos professores botam os alunos nas quadras dão a bola e eles fazem o que querem isso desde que fiz meu ensino médio na década de 90 até hoje quando vou à escola de meu sobrinho... reconheço que é um tema que deveria ser mais discutido, passar por uma experiência e depois fazer uma lei aprovando e não colocar da maneira imposta que foi.

ANGELA ALVES disse...

Como podemos ver que os nossos governantes não estão se importando com a educação, cada vez mais, a educação esta ficando defasada, podemos ver os resultados onde vemos professores desanimados, alunos desmotivados, so podemos mudar isso quando colocarmos governantes sérios para dar uma educação de qualidade.

Vilma disse...

Como dizer que vivemos em um país democrático? Que democracia é essa, onde os governantes decidem tudo por nós? Que reforma é essa onde professores e alunos, que serão impactados diretamente com a mudança, não são nem sequer ouvidos? É preocupante a situação do nosso ensino médio....
Vilma Sales- 1 período.

Unknown disse...
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Unknown disse...

No âmbito da educação, ela está cada vez mais desvalorizada e banalizada, infelizmente, vemos tantos programas que deveriam ser o orgulho do país, mas não são.Acredito que com políticas mais sérias e eficazes precisam acontecer, nosso sistema governamental é corrupto e dissimulado, não dá chance alguma à educação de um modo geral. Mesmo assim a luta deve continuar, pois onde existir um professor, existirá a esperança de transformar a educação em uma educação digna e confiante.

Bárbara Laís disse...


Faculdade Joaquim Nabuco
Paulista,09 de Abril de 2017
Aluna: Bárbara Laís
Curso: Pedagogia 1º Período ( noite)


Você é contra ou a favor?

Diante da atualidade presente, surge no contexto educacional uma nova perspectiva da educação do Ensino Médio. Onde vem sendo discutido no congresso desde de 2013, sobre a MP( medida provisória) do ensino médio, A MP vem para dar rapidez à reforma da etapa mais crítica do ensino básico, onde há altas taxas de abandono e baixo desempenho. Se por um lados professores defendem que“A MP é uma tentativa importante [de melhorar o ensino médio]. Onde ela não dá perspectiva para muita gente que não vai fazer o vestibular. Não tem essa possibilidade de encarar, dentro do ensino médio, a especificidade de cada emprego, de cada mercado de trabalho e profissão. E com o ensino técnico, o estudante pode ter essa oportunidade de lidar com a profissão” Por outro lado tem a falta estrutura para estudantes e professores. É necessária formação para os profissionais, tecnologias que ajudem a trazer a prática para dentro da escola e o interesse nos estudos. Além disso, o professor diz que faltam condições de trabalho, por exemplo, tempo para que os docentes preparem as aulas e corrijam as provas, o que, de acordo com ele, embora garantido por lei (Lei do Piso), na prática isso acaba sendo feito em casa e nos fins de semana.

Unknown disse...

Olá.
Como sempre o povo brasileiro sendo enrolado por esses corruptos, que não da nem para chamar de políticos. É uma pena que a maioria da população não entenda o que ta acontecendo. Sensação de impotência ver esses corruptos acabando com o nosso Brasil e ver que estamos todos calados.

Unknown disse...

Concordo com o seu texto. Pois essa reforma só irá beneficiar o próprio governo,onde os jovens durante a reforma do novo ensino médio com menor renda serão empurrados para carreiras de subemprego enquanto os mais ricos poderão focar os estudos na área que deseja,lamentável. O ensino é voltado para área técnica isso é preocupante porque significa uma formação voltada para interesses privados do que para uma preparação qualitativa do aluno.

Ana Lucia disse...

Na minha opinião essa reforma vai favorecer somente ao governo como sempre, a educação em nosso país está precária, quem sofre como sempre somos nós, povo brasileiro.

Unknown disse...

Bem, meu ponto de vista é que o governo utilizou o "poder" que ele tem, e dessa forma conseguiu desvalorizar o trabalho do profissional de Pedagogia, se importando só com os interesses do governo. Por que ninguém perguntou o que os professores achavam? O governo direta ou indiretamente prejudicou os profissionais da educação, desvalorizou a opinião deles. Não consigo entender o porquê que o governo fez isso.

Unknown disse...

Com o novo ensino médio, o governo está conseguindo driblar todas as formas legais e com isso, destinando os recursos da educação para lugares não conhecidos. E assim, prejudicando ainda mais a população direta e indiretamente. Eles fazem de tudo para transformar a educação enganando a população.
A nossa educação está abandonada pelos nossos governante. A educação se torna ainda mais precária do que já é. Eles formarão sujeitos para produzir ainda mais seus luxos.
O foco é criar "robôs", pessoas para fazer o que eles querem e não para pensarem. A educação é para fazer com as pessoas sejam questionadoras e entendam o que é errado e assim criar mudanças necessárias para todos.
A nossa função é ajudar e sermos transformadores da nossa realidade. Com esse novo modelo, infelizmente, não temos mais expectativas de avanço ou seja, a escola se tornou um lugar de quem manda e quem tem o controle sobre ela, começou a separar novamente quem manda e quem deve manusear e produzir. O que é muito triste pois a oportunidade e dignidade ´dos menos favorecidos, está cada vez mais abandonada.

Unknown disse...

Sem sombra de dúvidas o novo ensino médio será bastante prejudicial para nós professores, pois tentamos sempre nos qualificar pra melhor atender os nossos alunos e com essas novas leis qualquer um poderá ensinar sem necessariamente ser habilitado pra isso.
Outro ponto é a retirada de algumas matérias da grade curricular do aluno, com certeza para impedir formar cidadãos pensantes.
infelizmente a população mais carente não tem interesse em aprender, em se aprofundar em assuntos tão importantes para desenvolvimento da população e vão optar por não estudar determinadas matérias.
isso é ótimo para o governo que vai continuar enganando toda a população.

Unknown disse...

É COMPLICADO ESSA SITUAÇÃO,REALMENTE DA PRA PERCEBER CLARAMENTE O QUE O GOVERNO QUER FAZER,PRIORIZAR SOMENTE A ELES MESMO.E MAIS UMA VEZ ENROLANDO O POVO BRASILEIRO.MAIS DE UM MODO QUE A PRÓPRIA POPULAÇÃO NÃO PERCEBE,POIS NO COMERCIAL DE TV,SÓ MOSTRA O PONTO POSITIVO.QUEM VAI A FUNDO NOS ESTUDOS É QUE DESCOBRE REALMENTE OS VÁRIOS PONTOS NEGATIVOS QUE EXISTE POR TRAZ.

Flavia fernandes disse...

Gostei da sua iniciativa professora de expor a sua opinião nesse blog. penso que essa reforma do ensino médio bem tecnicista, veio possibilitar àquelas pessoas que não têm expectativas de futuro numa universidade e ou faculdade, de poder estudar e em pouco tempo sair com uma formação para ser inserido no mercado de trabalho. infelizmente essa é uma maneira de pensar, ideal para esse sistema neoliberal que impõe a sua ideologia sobre a sociedade menos abastada. Se o estado governasse para o povo a reforma seria necessária sim, pois ter o aluno em tempo integral com todas as disciplinas integradas com maior tempo de aula possibilitando um ensino de qualidade, onde o aluno possa refletir e questionar, não tem preço, seria sem dúvida o ideal.

Flávia Fernandes

Unknown disse...

Em meio a um governo ilegítimo, o novo ensino médio agora é lei. Uma lei que desqualifica toda uma luta da categoria dos professores, permitindo que pessoas com "notório saber" possam assumir tal cargo. E o que falar das disciplinas que deixaram de ser obrigatórias? Tamanha mudança como essa deveria ser mais discutida e principalmente por pessoas que lidam dia-a-dia com essa realidade, com toda dificuldade enfrentada pela educação brasileira, os professores. E com o governo ilegítimo e todas as manobras que estão sendo utilizadas nos dias atuais a frase que a senhora citou serviu como uma luva: "Perceber que tudo que foi criado pelo homem é criado pela ideia da incerteza".

Unknown disse...

sera que esse novo ensino vai valer realmente apena. Pois a educação no brasil não é de se orgulhar.

Unknown disse...

A reforma do ensino médio fala da desvalorização do profissional em educação, onde o maior favorecido é o governo quê já não investe na educação e com essa nova reforma diminuirá ainda mais esse investimento.Os maiores prejudicados são os estudantes que não terão uma qualidade de ensino adequada e ficaram cada vez mais nas mãos desses governantes que tem como prioridade deixar a classe pobre cada vez mais pobres e sem base para um progresso futuro.

Unknown disse...

A reforma do ensino médio fala da desvalorização do profissional em educação, onde o maior favorecido é o governo quê já não investe na educação e com essa nova reforma diminuirá ainda mais esse investimento.Os maiores prejudicados são os estudantes que não terão uma qualidade de ensino adequada e ficaram cada vez mais nas mãos desses governantes que tem como prioridade deixar a classe pobre cada vez mais pobres e sem base para um progresso futuro.

Débora Ferreira Paixão Diniz disse...

Professora, muito bom o texto e o seu ponto de vista. Penso que, o maior objetivo para a reforma do ensino médio do governo é ter uma mão de obra mais rápida no mercado de trabalho. Como também tirando a obrigatoriedade das disciplinas como Sociologia ou Filosofia, vai fazer com que o aluno deixe de ser um ser pensante, crítico e que seja uma marionete do governo.