segunda-feira, 23 de julho de 2012

Publicação do livro Formação de professores para docência online

Enviado pela Professora Dra. Daniela Melaré, no grupo Estilos de aprendizagem, o lançamento do livro Formação de Professores para Docência Online, com as devidas apresentações enviadas pelo professor Dr.Marco Silva(organizador da publicação) no grupo.


*Apresentação 1

Por Marco Silva - Prof da Faculdade de Educação da UERJ

Atentos ao cenário marcado pela explosão da oferta de cursos na internet e pela carência da formação de professores para atuar na modalidade online, pesquisadores de doze programas de pós-graduação stricto sensu em Educação e em Comunicação – onze brasileiros e um português – se reuniram para enfrentar o seguinte problema: sem uma competente mediação docente não há educação autêntica. Os pesquisadores – orientadores, mestrandos e doutorandos – se mobilizaram em pesquisa interinstitucional realizada inteiramente online no ambiente Moodle para investigar contribuições específicas à formação da expertise capaz de lançar mão da feliz coincidência que faz encontrar em nosso tempo sociotécnico a dinâmica comunicacional da web 2.0 caracterizada como autoria, compartilhamento, conectividade e colaboração e os fundamentos da educação reconhecidos como autonomia, diversidade, dialógica e democracia.



*Apresentação 2 

Por Paulo Dias - Reitor da Universidade Aberta, Portugal.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE reúne o pensamento e reflexão dos autores e pesquisadores numa abordagem inovadora dos cenários emergentes da e-formação para a sociedade digital, a partir das práticas de interação, moderação e mediação no laboratório de ideias que foi o curso de especialização online conduzido por este grupo. Este laboratório de ideias permitiu a articulação profunda entre as tecnologias, em particular da web 2.0, e o desenvolvimento dos modelos e práticas da e-formação e constituiu o principal desafio, através da experiência dos contextos de docência online, para a cenarização e compreensão dos processos de educação e formação em rede na sociedade digital.


Informações específicas
www.saladeaulainterativa.pro.br