quinta-feira, 22 de março de 2012

ABCiber/2011-Oficina de vídeo caiu nas redes

O V Simpósio ABCiber/2011 aconteceu em Florianópolis(SC)  no Centro de Cultura e Eventos e no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina, onde foram apresentadas palestras, mesas temáticas, plenárias especiais, comunicações de artigos científicos, oficinas e exposições de arte. Tudo estava aparentemente normal quando nos intervalos do evento eu não conseguia ficar olhando pro nada, então decidir: uma oficina apenas não dar, vou fazer duas. Bom, fui a secretaria e a oficina que ainda tinha 1 vaga era:Vídeos em Saúde Mental na Web 2.0 - cuja ementa no folder estava :"esta oficina pretende discutir as possibilidades geradas pela utilização de ferramentas midiáticas, sobretudo com a criação dos espaços de compartilhamento de vídeos na Internet (Youtube, Vlogs, Myspace etc.), e seus possíveis usos no âmbito da saúde mental. Isso será feito através de um processo prático de experimentação e reflexão". Olhei, pensei, repensei e decidi... Bom, tem web 2.0 no meio, deve ser boa(risos)!!
Na apresentação dos participantes conheci: o cineasta Eduardo que me encantou quando disse que organizou os arranjos cinematográficos do filme RIO(filme infantil onde as aves vivem uma aventura e aprendem sobre o valor da amizade, do amor e da coragem- AMO!!),a psicologa Mariana, a "palestina" Sheyla, o Paraibano Pedro estudante de cinema e a mestranda em comunicação Juliana que era da organização do evento, enfim ficou claro: eu era a única professora pesquisadora(aluna do mestrado), tudo que se discutia logo vinha a pergunta:"E na educação em PE como vocês veem isso" ? E a UFPE como discute isso? etc. Enfim, já que o foco era saúde mental decidir socializar sobre educação especial, afinal também fui professora por 4 anos da área. O que eu não imaginava é que iria ser filmada e foi exatamente isso que aconteceu. A única da oficina que representava os professores, não sei o que pensaram sobre educação tecnológica na UFPE, mas o claquete e as perguntas eram consecutivas. Por fim, eu já não sabia quem eu era, já não bastava o resfriado e frio fiquei tensa e parecia que tinha tomado diazepan com a luz, câmera e ação....será que fui contaminada com os laudos psiquiátricos? Afinal de contas bem diz CURY: 'De médico e louco todo mundo tem um pouco".
A FioCruz lançou o vídeo nas redes e aí está minha produção de vídeo(entre um claquete e outro) e no final a entrevista(kskss)

Edição da FioCruz. http://vimeo.com/37968792